Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL VIDAL DE NEGREIROS – CUITÉ/PB

Palavra-chaves: DIFICULDADES, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7090
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 934
    "inscrito_id" => 32745
    "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL VIDAL DE NEGREIROS – CUITÉ/PB"
    "resumo" => "O presente trabalho corresponde a uma pesquisa que articulou reflexões sobre o ensino de matemática e as dificuldades que estão presentes no processo de aprendizagem dos alunos na referida disciplina, nas séries do ensino fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros localizada no município de Cuité - PB. O objetivo central da pesquisa foi investigar as razões que levam os alunos a apresentarem dificuldades na aprendizagem de Matemática e compreender as possíveis explicações para este fato. A pesquisa foi realizada no mês de Fevereiro e Março de 2014. Os discentes foram abordados através de questionários de múltipla escolha, e os professores através de entrevistas que abordavam temas relacionados à importância da Matemática para o aluno; à metodologia utilizada pelos professores em sala de aula; e perguntas relacionadas aos possíveis motivos do desinteresse dos alunos em relação à Matemática. A investigação levou a constatação de que a maioria dos alunos, mesmo apresentando dificuldades na aprendizagem da Matemática reconhecem sua importância no cotidiano, porém nem sempre conseguem vincular os conteúdos vistos em sala de aula com as situações do dia a dia. Concluímos que um dos fatores que dificultam a aprendizagem da Matemática é a falta de domínio dos alunos em conteúdos anteriores - a famosa falta de base – além de outros fatores como a quantidade excessiva de regras e cálculos que cercam a Matemática e também a metodologia utilizada pelos professores em sala de aula (considerada pela maioria dos alunos como uma metodologia “tradicional” e cansativa). Constatamos também que é preciso reorganizar o ambiente escolar, evitando a superlotação das salas que, por sua vez, desfavorece o ensino/aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_12_44_49_idinscrito_32745_9bcd8c3519279f5d256900a5e058ad9c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA DA CRUZ MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "FABÍOLA"
    "autor_email" => "fabiolaa--@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7090
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 934
    "inscrito_id" => 32745
    "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL VIDAL DE NEGREIROS – CUITÉ/PB"
    "resumo" => "O presente trabalho corresponde a uma pesquisa que articulou reflexões sobre o ensino de matemática e as dificuldades que estão presentes no processo de aprendizagem dos alunos na referida disciplina, nas séries do ensino fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros localizada no município de Cuité - PB. O objetivo central da pesquisa foi investigar as razões que levam os alunos a apresentarem dificuldades na aprendizagem de Matemática e compreender as possíveis explicações para este fato. A pesquisa foi realizada no mês de Fevereiro e Março de 2014. Os discentes foram abordados através de questionários de múltipla escolha, e os professores através de entrevistas que abordavam temas relacionados à importância da Matemática para o aluno; à metodologia utilizada pelos professores em sala de aula; e perguntas relacionadas aos possíveis motivos do desinteresse dos alunos em relação à Matemática. A investigação levou a constatação de que a maioria dos alunos, mesmo apresentando dificuldades na aprendizagem da Matemática reconhecem sua importância no cotidiano, porém nem sempre conseguem vincular os conteúdos vistos em sala de aula com as situações do dia a dia. Concluímos que um dos fatores que dificultam a aprendizagem da Matemática é a falta de domínio dos alunos em conteúdos anteriores - a famosa falta de base – além de outros fatores como a quantidade excessiva de regras e cálculos que cercam a Matemática e também a metodologia utilizada pelos professores em sala de aula (considerada pela maioria dos alunos como uma metodologia “tradicional” e cansativa). Constatamos também que é preciso reorganizar o ambiente escolar, evitando a superlotação das salas que, por sua vez, desfavorece o ensino/aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "DIFICULDADES, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_12_44_49_idinscrito_32745_9bcd8c3519279f5d256900a5e058ad9c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIOLA DA CRUZ MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "FABÍOLA"
    "autor_email" => "fabiolaa--@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho corresponde a uma pesquisa que articulou reflexões sobre o ensino de matemática e as dificuldades que estão presentes no processo de aprendizagem dos alunos na referida disciplina, nas séries do ensino fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros localizada no município de Cuité - PB. O objetivo central da pesquisa foi investigar as razões que levam os alunos a apresentarem dificuldades na aprendizagem de Matemática e compreender as possíveis explicações para este fato. A pesquisa foi realizada no mês de Fevereiro e Março de 2014. Os discentes foram abordados através de questionários de múltipla escolha, e os professores através de entrevistas que abordavam temas relacionados à importância da Matemática para o aluno; à metodologia utilizada pelos professores em sala de aula; e perguntas relacionadas aos possíveis motivos do desinteresse dos alunos em relação à Matemática. A investigação levou a constatação de que a maioria dos alunos, mesmo apresentando dificuldades na aprendizagem da Matemática reconhecem sua importância no cotidiano, porém nem sempre conseguem vincular os conteúdos vistos em sala de aula com as situações do dia a dia. Concluímos que um dos fatores que dificultam a aprendizagem da Matemática é a falta de domínio dos alunos em conteúdos anteriores - a famosa falta de base – além de outros fatores como a quantidade excessiva de regras e cálculos que cercam a Matemática e também a metodologia utilizada pelos professores em sala de aula (considerada pela maioria dos alunos como uma metodologia “tradicional” e cansativa). Constatamos também que é preciso reorganizar o ambiente escolar, evitando a superlotação das salas que, por sua vez, desfavorece o ensino/aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.