O USO DE CALCULADORAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ALUNOS DO 7º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7692 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1623 "inscrito_id" => 3282 "titulo" => "O USO DE CALCULADORAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ALUNOS DO 7º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A tecnologia da sociedade contemporânea deve ser utilizada na escola como recurso didático. A calculadora, utilizada no momento certo e com objetivos bem definidos, pode se transformar numa excelente ferramenta para aprimorar o raciocínio lógico e agilizar o cálculo mental, bem como elaborar estratégias de resolução de problemas em Matemática. A partir de estudos realizados no Grupo Colaborativo do Projeto Observatório da Educação, Obeduc-PB, buscaremos analisar a aceitação desse recurso didático em sala de aula por parte de alguns professores de Matemática e as possíveis contribuições na aprendizagem dos alunos com a utilização da mesma na resolução de problemas. A nossa pesquisa será desenvolvida com o objetivo de analisar se a calculadora contribui nos processos de ensino e aprendizagem através da resolução de problemas. A pesquisa será desenvolvida com alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental nos turnos manhã e tarde da EEEFM Ademar Veloso da Silveira situada em Campina Grande - PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Utilizaremos questionários, atividades, notas de campo e observações com fotografias e filmagens. As atividades iniciaram no segundo semestre de 2013 com leituras e discussões. A pesquisa em campo se dará em outubro do corrente ano. Aplicaremos um Questionário Inicial com os professores com o objetivo de perceber suas concepções sobre o uso de calculadoras na sala de aula. Em seguida, ministraremos um workshop com a apresentação da proposta didática da nossa pesquisa. Começaremos as atividades com os alunos aplicando um Questionário Inicial, em seguida atividades com o uso de calculadoras, divididas por série/turma. Para concluir as observações, aplicaremos um Questionário Final para professores e alunos com o objetivo de verificar se o uso da calculadora contribuiu para uma melhor compreensão dos conteúdos através da resolução de problemas. Após a coleta dos dados, a fase seguinte da pesquisa será a análise e interpretação desses dados que terá como finalidade estabelecer uma compreensão dos dados coletados, confirmar ou não os pressupostos da pesquisa e/ou responder as questões formuladas e ainda ampliar o conhecimento sobre o assunto pesquisado. Esperamos descobrir algo, explorar os conhecimentos prévios dos alunos, assim como pretendemos conduzir os alunos à descoberta de novos conhecimentos. Pretendemos verificar se o nosso objetivo foi alcançado e nossa pergunta norteadora foi respondida através de questionários e atividades a serem realizadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "CALCULADORAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_11_27_50_idinscrito_3282_b4cc3b1579fb038bd28822573b3809bd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANNE TORRES LIRA" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANNE" "autor_email" => "christiannetorres12@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7692 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1623 "inscrito_id" => 3282 "titulo" => "O USO DE CALCULADORAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ALUNOS DO 7º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A tecnologia da sociedade contemporânea deve ser utilizada na escola como recurso didático. A calculadora, utilizada no momento certo e com objetivos bem definidos, pode se transformar numa excelente ferramenta para aprimorar o raciocínio lógico e agilizar o cálculo mental, bem como elaborar estratégias de resolução de problemas em Matemática. A partir de estudos realizados no Grupo Colaborativo do Projeto Observatório da Educação, Obeduc-PB, buscaremos analisar a aceitação desse recurso didático em sala de aula por parte de alguns professores de Matemática e as possíveis contribuições na aprendizagem dos alunos com a utilização da mesma na resolução de problemas. A nossa pesquisa será desenvolvida com o objetivo de analisar se a calculadora contribui nos processos de ensino e aprendizagem através da resolução de problemas. A pesquisa será desenvolvida com alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental nos turnos manhã e tarde da EEEFM Ademar Veloso da Silveira situada em Campina Grande - PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Utilizaremos questionários, atividades, notas de campo e observações com fotografias e filmagens. As atividades iniciaram no segundo semestre de 2013 com leituras e discussões. A pesquisa em campo se dará em outubro do corrente ano. Aplicaremos um Questionário Inicial com os professores com o objetivo de perceber suas concepções sobre o uso de calculadoras na sala de aula. Em seguida, ministraremos um workshop com a apresentação da proposta didática da nossa pesquisa. Começaremos as atividades com os alunos aplicando um Questionário Inicial, em seguida atividades com o uso de calculadoras, divididas por série/turma. Para concluir as observações, aplicaremos um Questionário Final para professores e alunos com o objetivo de verificar se o uso da calculadora contribuiu para uma melhor compreensão dos conteúdos através da resolução de problemas. Após a coleta dos dados, a fase seguinte da pesquisa será a análise e interpretação desses dados que terá como finalidade estabelecer uma compreensão dos dados coletados, confirmar ou não os pressupostos da pesquisa e/ou responder as questões formuladas e ainda ampliar o conhecimento sobre o assunto pesquisado. Esperamos descobrir algo, explorar os conhecimentos prévios dos alunos, assim como pretendemos conduzir os alunos à descoberta de novos conhecimentos. Pretendemos verificar se o nosso objetivo foi alcançado e nossa pergunta norteadora foi respondida através de questionários e atividades a serem realizadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "CALCULADORAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_11_27_50_idinscrito_3282_b4cc3b1579fb038bd28822573b3809bd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANNE TORRES LIRA" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANNE" "autor_email" => "christiannetorres12@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }