A tecnologia da sociedade contemporânea deve ser utilizada na escola como recurso didático. A calculadora, utilizada no momento certo e com objetivos bem definidos, pode se transformar numa excelente ferramenta para aprimorar o raciocínio lógico e agilizar o cálculo mental, bem como elaborar estratégias de resolução de problemas em Matemática. A partir de estudos realizados no Grupo Colaborativo do Projeto Observatório da Educação, Obeduc-PB, buscaremos analisar a aceitação desse recurso didático em sala de aula por parte de alguns professores de Matemática e as possíveis contribuições na aprendizagem dos alunos com a utilização da mesma na resolução de problemas. A nossa pesquisa será desenvolvida com o objetivo de analisar se a calculadora contribui nos processos de ensino e aprendizagem através da resolução de problemas. A pesquisa será desenvolvida com alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental nos turnos manhã e tarde da EEEFM Ademar Veloso da Silveira situada em Campina Grande - PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Utilizaremos questionários, atividades, notas de campo e observações com fotografias e filmagens. As atividades iniciaram no segundo semestre de 2013 com leituras e discussões. A pesquisa em campo se dará em outubro do corrente ano. Aplicaremos um Questionário Inicial com os professores com o objetivo de perceber suas concepções sobre o uso de calculadoras na sala de aula. Em seguida, ministraremos um workshop com a apresentação da proposta didática da nossa pesquisa. Começaremos as atividades com os alunos aplicando um Questionário Inicial, em seguida atividades com o uso de calculadoras, divididas por série/turma. Para concluir as observações, aplicaremos um Questionário Final para professores e alunos com o objetivo de verificar se o uso da calculadora contribuiu para uma melhor compreensão dos conteúdos através da resolução de problemas. Após a coleta dos dados, a fase seguinte da pesquisa será a análise e interpretação desses dados que terá como finalidade estabelecer uma compreensão dos dados coletados, confirmar ou não os pressupostos da pesquisa e/ou responder as questões formuladas e ainda ampliar o conhecimento sobre o assunto pesquisado. Esperamos descobrir algo, explorar os conhecimentos prévios dos alunos, assim como pretendemos conduzir os alunos à descoberta de novos conhecimentos. Pretendemos verificar se o nosso objetivo foi alcançado e nossa pergunta norteadora foi respondida através de questionários e atividades a serem realizadas.