Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE CALCULADORAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ALUNOS DO 7º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: CALCULADORAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Pôster (PO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7692
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1623
    "inscrito_id" => 3282
    "titulo" => "O USO DE CALCULADORAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ALUNOS DO 7º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A tecnologia da sociedade contemporânea deve ser utilizada na escola como recurso didático. A calculadora, utilizada no momento certo e com objetivos bem definidos, pode se transformar numa excelente ferramenta para aprimorar o raciocínio lógico e agilizar o cálculo mental, bem como elaborar estratégias de resolução de problemas em Matemática. A partir de estudos realizados no Grupo Colaborativo do Projeto Observatório da Educação, Obeduc-PB, buscaremos analisar a aceitação desse recurso didático em sala de aula por parte de alguns professores de Matemática e as possíveis contribuições na aprendizagem dos alunos com a utilização da mesma na resolução de problemas. A nossa pesquisa será desenvolvida com o objetivo de analisar se a calculadora contribui nos processos de ensino e aprendizagem através da resolução de problemas. A pesquisa será desenvolvida com alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental nos turnos manhã e tarde da EEEFM Ademar Veloso da Silveira situada em Campina Grande - PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Utilizaremos questionários, atividades, notas de campo e observações com fotografias e filmagens. As atividades iniciaram no segundo semestre de 2013 com leituras e discussões. A pesquisa em campo se dará em outubro do corrente ano.  Aplicaremos um Questionário Inicial com os professores com o objetivo de perceber suas concepções sobre o uso de calculadoras na sala de aula. Em seguida, ministraremos um workshop com a apresentação da proposta didática da nossa pesquisa. Começaremos as atividades com os alunos aplicando um Questionário Inicial, em seguida atividades com o uso de calculadoras, divididas por série/turma. Para concluir as observações, aplicaremos um Questionário Final para professores e alunos com o objetivo de verificar se o uso da calculadora contribuiu para uma melhor compreensão dos conteúdos através da resolução de problemas. Após a coleta dos dados, a fase seguinte da pesquisa será a análise e interpretação desses dados que terá como finalidade estabelecer uma compreensão dos dados coletados, confirmar ou não os pressupostos da pesquisa e/ou responder as questões formuladas e ainda ampliar o conhecimento sobre o assunto pesquisado. Esperamos descobrir algo, explorar os conhecimentos prévios dos alunos, assim como pretendemos conduzir os alunos à descoberta de novos conhecimentos. Pretendemos verificar se o nosso objetivo foi alcançado e nossa pergunta norteadora foi respondida através de questionários e atividades a serem realizadas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "CALCULADORAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_11_27_50_idinscrito_3282_b4cc3b1579fb038bd28822573b3809bd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRISTIANNE TORRES LIRA"
    "autor_nome_curto" => "CHRISTIANNE"
    "autor_email" => "christiannetorres12@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7692
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1623
    "inscrito_id" => 3282
    "titulo" => "O USO DE CALCULADORAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ALUNOS DO 7º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A tecnologia da sociedade contemporânea deve ser utilizada na escola como recurso didático. A calculadora, utilizada no momento certo e com objetivos bem definidos, pode se transformar numa excelente ferramenta para aprimorar o raciocínio lógico e agilizar o cálculo mental, bem como elaborar estratégias de resolução de problemas em Matemática. A partir de estudos realizados no Grupo Colaborativo do Projeto Observatório da Educação, Obeduc-PB, buscaremos analisar a aceitação desse recurso didático em sala de aula por parte de alguns professores de Matemática e as possíveis contribuições na aprendizagem dos alunos com a utilização da mesma na resolução de problemas. A nossa pesquisa será desenvolvida com o objetivo de analisar se a calculadora contribui nos processos de ensino e aprendizagem através da resolução de problemas. A pesquisa será desenvolvida com alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental nos turnos manhã e tarde da EEEFM Ademar Veloso da Silveira situada em Campina Grande - PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Utilizaremos questionários, atividades, notas de campo e observações com fotografias e filmagens. As atividades iniciaram no segundo semestre de 2013 com leituras e discussões. A pesquisa em campo se dará em outubro do corrente ano.  Aplicaremos um Questionário Inicial com os professores com o objetivo de perceber suas concepções sobre o uso de calculadoras na sala de aula. Em seguida, ministraremos um workshop com a apresentação da proposta didática da nossa pesquisa. Começaremos as atividades com os alunos aplicando um Questionário Inicial, em seguida atividades com o uso de calculadoras, divididas por série/turma. Para concluir as observações, aplicaremos um Questionário Final para professores e alunos com o objetivo de verificar se o uso da calculadora contribuiu para uma melhor compreensão dos conteúdos através da resolução de problemas. Após a coleta dos dados, a fase seguinte da pesquisa será a análise e interpretação desses dados que terá como finalidade estabelecer uma compreensão dos dados coletados, confirmar ou não os pressupostos da pesquisa e/ou responder as questões formuladas e ainda ampliar o conhecimento sobre o assunto pesquisado. Esperamos descobrir algo, explorar os conhecimentos prévios dos alunos, assim como pretendemos conduzir os alunos à descoberta de novos conhecimentos. Pretendemos verificar se o nosso objetivo foi alcançado e nossa pergunta norteadora foi respondida através de questionários e atividades a serem realizadas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "CALCULADORAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_11_27_50_idinscrito_3282_b4cc3b1579fb038bd28822573b3809bd.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CHRISTIANNE TORRES LIRA"
    "autor_nome_curto" => "CHRISTIANNE"
    "autor_email" => "christiannetorres12@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A tecnologia da sociedade contemporânea deve ser utilizada na escola como recurso didático. A calculadora, utilizada no momento certo e com objetivos bem definidos, pode se transformar numa excelente ferramenta para aprimorar o raciocínio lógico e agilizar o cálculo mental, bem como elaborar estratégias de resolução de problemas em Matemática. A partir de estudos realizados no Grupo Colaborativo do Projeto Observatório da Educação, Obeduc-PB, buscaremos analisar a aceitação desse recurso didático em sala de aula por parte de alguns professores de Matemática e as possíveis contribuições na aprendizagem dos alunos com a utilização da mesma na resolução de problemas. A nossa pesquisa será desenvolvida com o objetivo de analisar se a calculadora contribui nos processos de ensino e aprendizagem através da resolução de problemas. A pesquisa será desenvolvida com alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental nos turnos manhã e tarde da EEEFM Ademar Veloso da Silveira situada em Campina Grande - PB. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Utilizaremos questionários, atividades, notas de campo e observações com fotografias e filmagens. As atividades iniciaram no segundo semestre de 2013 com leituras e discussões. A pesquisa em campo se dará em outubro do corrente ano. Aplicaremos um Questionário Inicial com os professores com o objetivo de perceber suas concepções sobre o uso de calculadoras na sala de aula. Em seguida, ministraremos um workshop com a apresentação da proposta didática da nossa pesquisa. Começaremos as atividades com os alunos aplicando um Questionário Inicial, em seguida atividades com o uso de calculadoras, divididas por série/turma. Para concluir as observações, aplicaremos um Questionário Final para professores e alunos com o objetivo de verificar se o uso da calculadora contribuiu para uma melhor compreensão dos conteúdos através da resolução de problemas. Após a coleta dos dados, a fase seguinte da pesquisa será a análise e interpretação desses dados que terá como finalidade estabelecer uma compreensão dos dados coletados, confirmar ou não os pressupostos da pesquisa e/ou responder as questões formuladas e ainda ampliar o conhecimento sobre o assunto pesquisado. Esperamos descobrir algo, explorar os conhecimentos prévios dos alunos, assim como pretendemos conduzir os alunos à descoberta de novos conhecimentos. Pretendemos verificar se o nosso objetivo foi alcançado e nossa pergunta norteadora foi respondida através de questionários e atividades a serem realizadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.