As discussões em torno das temáticas sobre Educação Ambiental ganharam relevância nacional e mundial nas últimas décadas, devido às graves ações antrópicas que contribuíram para o atual estado de ‘crise’ de civilização que assolam a humanidade nos dias atuais. Dessa forma, a Educação Ambiental deve ser uma educação política, a qual deve reivindicar e preparar os cidadãos para a exigência da justiça social, da cidadania nacional e planetária, da autogestão, e da ética nas relações sociais e com a natureza, enfatizando o questionamento, a criticidade e a atitude, para que dessa forma possamos alcançar ao desenvolvimento sustentável, (Reigota, 1994). Neste viés, a Educação Ambiental à luz do pensamento freireano tomar forma de uma Educação Ambiental emancipatória, dialógica e ética. Visto que, também propõe de forma holística e interdisciplinar uma nova visão de mundo, homem e sociedade, ou seja, afastando-se deu um ser alienado, a-histórico e individualista, para reconstrução e libertação de si próprio e implicando assim, para a construção desse novo sujeito ecológico, político, dinâmico e reflexivo. Dessa forma, o pensamento de Paulo Freire nos traz a contribuição para práticas pedagógicas sustentáveis, pautadas na práxis do docente, que acredita na mudança de hábitos e atitudes de seus alunados. Segundo Freire "[...] a práxis, porém, é ação e reflexão dos homens sobre o mundo para transformá-lo" (1987), e que precisa ser instigado nos homens, através da prática docente, pautada na “responsabilidade ética” (FREIRE, 1996), que garanta o desenvolvimento da sua autonomia, respeitando as particularidades de cada educando como sua inquietude, curiosidade ingênua, linguagem, sua especificidade de aprendizagem, para poder favorecer o pensamento crítico-reflexivo, e dessa forma leva-lo a perceber como parte integrante do meio em que estar inserido. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, como instrumentos, foram utilizados para fins de coleta de dados, os anais das três últimas Jornadas de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE (JEPEX), realizadas nos anos de, 2010, 2011 e 2012. Esse evento representar o maior evento institucional que a UFRPE promove anualmente, com os esforços articulados das Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (PREG), de Extensão (PRAE) e de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), e que agrega participantes de vários estados. Nos trabalhos encontrados, vimos a partir das ações que foram executadas, a possibilidade da implementação do pensamento freireano, para se fomentar a prática de educação ambiental na perspectiva do pensamento freireano, como libertária e transformadora, a qual deve perpassar pela ética e pelo diálogo.