Diante da relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID para o processo formativo. Objetivamos relatar neste artigo duas vertentes que consiste nas experiências e expectativas de alunos ingressos na 1ª edição e alunos ingressos na nova edição, bem como as contribuições do programa no que concerne ao processo de formação inicial docente. Este artigo tem caráter qualitativo com a elaboração de um questionário semiestruturado realizado com uma aluna bolsista veterana e uma novata do PIBID do Subprojeto: Alfabetização, Letramento e Numeramento nos Cotidianos Escolares: Espaços de Formação Inicial e Continuada do Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão – UERN – Assú/RN, bem como embasamento em fontes utilizadas para a obtenção de dados para agregarmos ao nosso estudo, onde focalizamos questões conceituais de formação docente nas perspectivas de Barbosa (2004), Freire (2013), Brabo (2012) e Veiga (2003). Ressaltamos através dos resultados apresentados após a análise de dados, as significativas contribuições que o Programa por meio do subprojeto proporciona aos alunos bolsistas veteranos e novatos dentro da perspectiva de fundamentação e de ação na prática que o projeto propicia aos bolsistas, possibilitando uma prática pedagógica mais concreta mediante aprofundamento nas teorias nos encontros formativos que embasam o subprojeto e, sobretudo, o contato mais amplo com a prática no ambiente de sala de aula contribuindo para experiências enriquecedoras e expectativas importantes que possibilitaram reflexões acerca do processo de formação docente e faz com que o bolsista adquira novos olhares acerca do ser professor.