FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA COMPREENSÃO DA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO ENSINO DA CIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CONTINUADAIntrodução: Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o plano curricular oficial para o ensino fundamental brasileiro. Além das disciplinas tradicionais, abrangem seis temas transversais: ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, trabalho e consumo. O objetivo da incorporação da saúde como tema transversal é melhorar a compreensão dos problemas relacionados com a saúde humana, desde o enfoque preventivo até a promoção de formas de vida mais saudáveis. A partir de 2006, O Programa Nacional de Alimentação do Escolar passou a abranger em suas diretrizes a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo ensino aprendizagem. Para que as atividades de educação e saúde sejam bem desenvolvidas na escola, os professores, atores chaves desse processo, que atuam como facilitadores da articulação entre teoria e situação prática, precisam estar bem informados e orientados sobre o tema, para reconhecer a importância de sua atuação na área de saúde. Objetivo: o projeto tem por objetivo realizar um programa de educação continuada para professores, afim de preparar adequadamente estes profissionais na inserção do contexto alimentação e nutrição no ensino da ciências. Metodologia: O estudo está sendo realizado na cidade de Petrolina-PE. A população estudada é composta por professores que participam da rede de ensino atendidos pela Secretaria municipal de Educação (SME). Os professores da disciplina de ciências, do 1º ao 9º anos, serão capacitados através de aulas expositivas e práticas, com foco principal no contexto da educação alimentar e nutricional. O processo de formação continuada propõe o conhecimento, através do processo de ensino-aprendizagem, sobre alimentação e nutrição. A primeira etapa da pesquisa consistirá da análise documental do Projeto Político Pedagógico, verificando a presença da temática alimentação e nutrição na proposta curricular do município. Na segunda etapa, será aplicado pelos pesquisadores, um questionário, com o objetivo de conhecer como os professores buscam informações para o desenvolvimento de seus planejamentos anuais e de suas práticas em sala de aula quanto a temática proposta, além de buscar quais são os recursos didáticos utilizados para o desenvolvimento das atividades. Posteriormente a aplicação e término do primeiro questionário, será iniciada a etapa de capacitação através da educação continuada. Após a capacitação, os professores serão avaliados em relação a condução das aulas ministradas após a formação. Resultados esperados: Almeja-se que os objetivos propostos, possam auxiliar na construção de um modelo de ensino e aprendizagem em educação nutricional, em que o professor da disciplina de ciências atue como agente facilitador do processo, capaz de selecionar atividades compatíveis com o desenvolvimento do aluno e de permitir- lhe o acesso às informações necessárias para a concepção da nutrição e alimentação como uma ciência intrinsecamente ligada às condições de saúde. Conclusão: O tema alimentação e nutrição deverá receber maior evidência entre os conteúdos de ensino de ciências, bem como conferir maior efetividade e abrangência às atividades de educação nutricional na escola.Palavras-chave: Formação de professores; Educação nutricional; Alimentação e nutrição.