Compreende-se que o conhecimento é adquirido continuamente a partir das vivências, pois a partir destas, é que se têm a aquisição de habilidades manuais e uma compreensão da existência das novas formas de obtenção da informação. O Professor ao ministrar aula sobre o “processo osmótico” assim como muitos outros conteúdos que são abordados nas aulas de Biologia no Ensino Médio, restringe-se ao utilizar abordagens abstratas que não suprem a demanda dos alunos em aprender conceitos, definições e aplicações. Esse estudo objetivou descrever um experimento que evidencia o processo osmótico, propondo aos alunos a observação e compreensão de conceitos relevantes do processo natural da osmose, fazendo com que os mesmos pudessem vincular as definições teóricas com a atividade prática de caráter experimental. A atividade foi executada com uma amostragem de 43 alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual da educação básica, situada na cidade de Parnaíba, Piauí. A prática reelaborada e executada foi o experimento de osmose em batatas. Foi realizado a apresentação de um vídeo explicativo e aplicação de questionários. O experimento foi carreado com os solutos, Sacarose e Cloreto de Sódio. Das batatas foi retirado uma porção do meio ficando uma espécie de “poço” no qual foi acrescido o soluto após alguns segundos ficou preenchido por água. Constatamos, parcialmente, o interesse e o entusiasmo dos alunos, porém, nem todos se envolveram. Alguns alunos demonstraram certo grau de dificuldade, postulando a ideia de que muitos educandos têm apatia pelos conteúdos programáticos da biologia. Vale ressaltar que houve uma discussão durante e após o experimento em que os alunos sentiram-se instigados à perguntarem, apresentando suas dúvidas. Ao analisar o conceito de osmose dado pelos alunos, um considerável número de alunos (19) definiu incorretamente, frequentemente, isso se dá, pelo desconhecimento das teorias científicas, bem como sua aplicação no cotidiano. Foi notório a existência da dificuldade de alguns alunos, com isso faz-se necessário repensar as metodologias possíveis. O experimento facilitou a compreensão dos conteúdos e foi caracterizado como viável para o aprimoramento de aprendizagem do processo osmótico, tendo em vista o envolvimento dos alunos na atividade de caráter experimental.