O presente artigo pretende analisar e discutir as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado III, com o intuito de refletir acerca das práticas didático-pedagógicas e metodológicas no ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Para tanto, abordaremos a relevância dos gêneros discursivos para a formação de leitores e escritores proficientes, bem como sua funcionalidade enquanto ferramenta social, histórica e ideológica, a partir das contribuições de Silva (1986), Morais (2006), Nascimento (2005), Lopes-Rossi (2005), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (2000). Em seguida, discutiremos o ensino de literatura como uma modalidade profícua para a formação de leitores/escritores, pautado na leitura como uma concepção política, de acordo com os pressupostos teóricos de Maria (2008), Freitas (2005), Zilberman (2009), como também dos documentos oficiais. Ao longo do trabalho, intentamos refletir acerca da importância e implicações do Estágio Supervisionado para a formação do aluno-estagiário, com vistas à articulação entre teoria e prática, como mecanismos que desafiam o exercício da licenciatura.