É essencial entender o professor como alguém que tem sua identidade pessoal e profissional, como alguém que se constrói continuamente, no diálogo com os saberes da formação e com o lócus educativo, onde exercerá o ofício docente. É imprescindível a relação teoria/prática, universidade/escola para que sejam erguidos os fundamentos da identidade profissional docente. Desse modo, o corrente texto visa analisar dados construídos durante uma pesquisa realizada com bolsistas de iniciação à docência, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto de Pedagogia/CAP/UERN. Trata-se de um recorte de um trabalho monográfico realizado no ano de 2013. Referenciados em Pimenta (2006), Nunes (2004), Libâneo (2000); o trabalho está baseado numa pesquisa qualitativa, com os sujeitos denominados pibidianos, em cujo processo, utilizou-se de vários instrumentos, tais como: entrevistas a 07 (sete) graduandos bolsistas do PIBID e observações durante a atuação nas atividades, na Escola Estadual João Godeiro, parceira do programa. Os resultados da pesquisa mostram, nas análises das falas dos bolsistas, que somente é possível a construção da identidade profissional docente na relação entre universidade/escola, pois esta dinâmica favorece a reflexão na e sobre a prática educativa, assim como, a articulação dos saberes, principalmente, a formação e ratificação dos saberes experienciais. Por fim, as considerações confirmam que experiências educativas, a longo prazo, devem existir não somente para os bolsistas de iniciação à docência do PIBID, mas, também, que sejam dadas as condições a todos os licenciandos para vivenciarem a escola como um todo, e assim, possam formar referenciais para a atuação docente.