Este trabalho apresenta um relato de experiência aplicada em salas de aulas dos 6º ao 8º anos do Ensino Fundamental. As práticas de Ensino para a Leitura e Produção Textual através de indicação de leituras e comentários levaram a uma maior motivação e contato do alunado com diversas leituras e escrita dos mais variados gêneros textuais. Realizados pela equipe do PIBID, incluindo professor supervisor e mais cinco bolsistas graduandos, obteve resultados satisfatórios, baseados na teoria da linguagem interacionismo sociodiscursivo backhtiniana, e autores adeptos da mesma, como: Irandé Antunes, Dermeval Saviani e Cunha. O relato tem como cerne demonstrar à luz da teoria supracitada a importância de se fazer um ensino mais democrático e envolvido com as diversidades lingüísticas, para assim, resgatar no educador e no educando a prática do ensino/aprendizagem voltada para a formação da cidadania, como requer os PCN’s de Língua Portuguesa. A experiência teve como objetivos levar o alunado a: descobrir que a Escola é o meio de adquirir conhecimentos para a vida cotidiana; a Língua é o instrumento maior para realização das relações humanas, busca dos direitos e conhecimento dos deveres do cidadão; as variedades linguísticas são formas que devem ser respeitadas e praticadas, pois é através delas que há uma maior aproximação e contacto com o diferente, principalmente no nivelamento da comunicação entre as diferentes classes sociais. Com o estudo de temas transversais, como: Direitos e deveres do aluno na Escola; Regras de comportamento; o livro e sua importância para leitura e desenvolvimento do ser humano; Saúde Preventiva, Alimentação Saudável; Estatuto da Criança e do Adolescente; O Trabalho; As Mães – os desafios de mulheres trabalhadoras; Páscoa – Fé e Consumo, o professor supervisor junto com as alunas do PIBID realizou um trabalho em que incluiu: leituras, debates, trabalhos em grupo e produção textuais dos mais variados gêneros, como: comentários sobre leituras, diálogos, tirinhas, cordel, jogral e texto de opinião. O trabalho foi realizado durante todo o semestre, de 2014, tendo como culminância uma exposição e apresentação de jogral e cordel. Todo o trabalho esteve voltado para a importância da linguagem interacionismo sociodiscursivo que tem como referência maior o filósofo Bakhtin.