Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO A DISTÂNCIA NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ‘FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES’: A EXPERIÊNCIA DO COMPONENTE CURRICULAR TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O Curso de Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEE/PB) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) propôs-se inicialmente capacitar professores da rede estadual de educação da Paraíba. Para tanto, foram elaborados especialmente nove módulos bem definidos para atender não somente um público específico, mas também para dentro da atual conjuntura nacional modernizar a discussão sobre a educação que temos e a que desejamos, aprimorando e compartilhando com o cursista uma nova sala de aula e um novo alunado. O componente a qual se refere esse artigo teve início no dia 1º de abril de 2013 com proposta de cinco semanas de atividades entre leituras e exercícios práticos em um ambiente virtual de aprendizagem. Foi aplicado junto aos alunos do curso um questionário avaliativo com o intuito de estimar o impacto da modalidade a distância na atuação dos estudantes na especialização. O presente artigo se debruçará sobre o componente curricular ‘Tecnologias Educacionais’ a partir dos resultados alcançados com a aplicação do questionário, bem como, sobre o percurso metodológico, desafios, o transcorrer da disciplina e algumas observações pertinentes observadas após seu encerramento e; decorrentes da primeira experiência com a modalidade a distância por boa parte dos alunos. Verificamos, no início do curso em Abril, que dos 1.946 estudantes matriculados no módulo de T.E., após um mês, os não acessos e/ou desistências contabilizavam 495 pessoas, apenas 25,43%. Outros resultados serão apresentados de forma objetiva e clara, expondo a importância da modalidade a distância e seu sucesso no referido curso de especialização.

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