O presente artigo trata-se de uma pesquisa que tem como objetivos analisar e compreender como os alunos de uma determinada escola, que oferece ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) se encontram na sala de aula após um longo dia de trabalho. A EJA é uma modalidade que por muitos anos se tornou presente no meio educacional como forma de educar aqueles que muitas vezes não frequentaram o ensino regular na idade certa ou até mesmo foram impedidos de estarem em uma sala de aula. Este trabalho desenvolve-se por meio de uma pesquisa de campo a uma instituição pública de ensino da rede municipal da cidade, entretanto buscamos primeiramente por meio de levantamento bibliográfico obter informações sobre a EJA e sobre o seu contexto sócio-histórico-político através de autores que debatem o tema, utilizamos um questionário com perguntas fechadas e objetivas para análise quantitativa dos dados, contudo a pesquisa se torna mais precisa e objetiva a revelar a situação que os discentes chegam a sala de aula e assistem as aulas. As informações obtidas revelaram que a maior parcela dos alunos entrevistados não tem nenhum tipo de dificuldade após acabarem sua jornada de trabalho e se dirigirem a sala de aula para estudar, isso se torna um fator bom e positivo, que não condiz com o que esperávamos obter como resposta antes de analisar os dados, o que traz uma sensação de que a educação e as aulas no recinto da escola estão sendo bem desenvolvidas e com qualidade a atenderem as condições dos alunados.