O presente estudo refere-se a uma abordagem investigativa e está, intitulado “Estágio Supervisionado de Educação Infantil e a formação do pedagogo: um estudo de caso” insere-se na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e suas contribuições para a Formação lúdica do pedagogo, das Faculdades Integradas de Patos-PB. Desse modo a temática aqui estudada e analisada, compreende que é preciso basilar teoria e prática para que a formação do educador se faça de qualidade. Não nasce nas universidades a partir de fundamentos teóricos ministrados nas aulas, o ofício de ser professor. Pode-se dizer também que seu broto é fortalecido durante o Estágio Supervisionado nas Escolas. A pesquisa que visa a compreender e a nortear a lógica da formação do pedagogo com viés lúdico entende que a teoria e a prática pedagógica não devem ser dissociadas, mas ganhar prestígio acadêmico. Por isso, deve-se compreender genuína a formação lúdica dos cursos de Pedagogia que preparam para a ação educativa profissional junto às crianças. Esse é, pois, um potente investimento capaz de gerar transformações nas cenas educativas, abrindo um leque de possibilidades capazes de ressignificarão o processo de ensino e aprendizagem na infância das crianças brasileiras. Tem como método de investigação o estudo de caso e traz uma abordagem qualitativa na forma de averiguação dos fenômenos educativos em questão.