A TRANSVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM O APOIO DA MÚSICA, EM UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I CAMPELO, Luciana Galdino de Azevedo¹; RODRIGUES, Andreza Alves Guimarães²; ARAÚJO, Albanira Duarte Dias de²; CAVALCANTI, Maria do Socorro Lopes³; MOURA, Veronica de Fátima Gomes de³.UFPB - CCHSALucycampelo_@hotmail.com RESUMO:Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência de trabalho em Educação Ambiental no ensino fundamental I, mediante a efetivação de práticas educativas que contemplem questões cotidianas relativas ao relacionamento dos alunos com o meio ambiente. Realizada com vinte alunos do 5º ano do fundamental, na “Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Emília de Oliveira Neves”, localizada na Cidade de Bananeiras – Paraíba, a experiência apresentada visou fomentar a efetivação da transversalidade da educação ambiental na escola, através de atividades educativas de sensibilização passíveis de promover a formação de uma conscientização ambiental nos educandos. Por intermédio de atividades de sensibilização que objetivaram fomentar discussões com os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, procuramos elucidá-los sobre as problemáticas ambientais, sociais e econômicas advindas da degradação generalizada do meio ambiente. Focando as discussões nas consequências decorrentes da poluição ambiental, buscamos apoio na utilização da música como recurso didático. Nesta direção, as atividades em sala de aula foram sistematizadas em uma sequência didática desenvolvida a partir da abordagem da canção “Xote Ecológico”, do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga. A música na sala de aula é uma importante ferramenta capaz de despertar o interesse dos alunos pelos temas da educação ambiental, cuja eficácia procuramos comprovar através de resultados que se mostram aparentes, não apenas no aprendizado, mas também no comportamento dentro da sala de aula. O uso de músicas ecológicas para inserir a temática educação ambiental na escola demonstrou-nos ser bastante eficaz e proveitoso, pois motivou a curiosidade e atenção dos educandos, aumentou o interesse para o conhecimento, dinamizou o ensino, melhorando a qualidade das aulas e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. Palavras-Chave: Educação Ambiental; Sequência Didática; Canção;