A Sequência Didática (SD) é uma estratégia de planejamento de aula muito empregada no ensino de Ciências Naturais, permitindo que o professor dê sentido aos conteúdos trabalhados em sala de aula. É através de seu uso que é possível se alcançar, por exemplo, um ensino investigativo, com a problematização, a organização dos conteúdos e aplicação do conhecimento. Na elaboração de tais atividades é necessário, se atentar ao conteúdo a ser ensinado, as características cognitivas dos alunos, a dimensão didática relativa à instituição de ensino, motivação para a aprendizagem, significância do conhecimento a ser ensinado e planejamento da execução da atividade. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo planejar e avaliar uma sequência didática de ensino numa perspectiva problematizadora, contextualizada e construtivista através do conteúdo de Polaridade. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com método de procedimento analítico descritivo, de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 25 estudantes do 1° ano de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. A partir da análise do questionário e da vivência em sala de aula, foi possível perceber que a sequência didática de ensino favoreceu para que alguns alunos compreendessem alguns conceitos de polaridade, o que é considerado positivo, mas em alguns momentos percebe-se que os alunos apresentaram algumas dificuldades de aprendizagem. No entanto, observa-se através dos resultados que os alunos aprovaram a proposta didática executada, provocando neles o estímulo, motivação e acesso ao conhecimento científico, a partir de um ensino contextualizado, problematizador e construtivista.