O trabalho discute o conceito de letramento informacional e sua possibilidade de implementação no sistema de ensino público da cidade do Rio de janeiro (enquadrando a educação infantil e ensino fundamental I). Pretende-se identificar as necessidades informacionais da criança sob o aspecto do letramento, valorizando seu contexto social e sua visão de mundo. Absorve como objetivo geral apresentar um novo campo de atuação para o licenciado em Biblioteconomia com um profissional social e atuante na educação básica junto aos professores e coordenadores escolares, evidenciando assim o viés interdisciplinar da profissão. A metodologia adotada será de natureza qualitativa através da análise bibliográfica que arrola a temática do letramento informacional, compreendendo a análise da dinâmica e organização escolar da educação infantil e primeiro segmento do ensino fundamental (até o 5° ano) do ensino público em escolas da cidade do Rio de Janeiro bem como políticas públicas nacionais e internacionais em educação e informação a respeito do tema. Esta pesquisa se justifica por ampliar a reflexão a cerca das habilidades e competências do licenciado em biblioteconomia e propor a discussão de que este profissional seja responsável pela implementação do Letramento Informacional como política educacional, na educação pública considerando as propostas inovadoras na área da educação que têm como finalidade conferir autonomia aos educandos para que saibam administrar o próprio conhecimento e consigam aprender continuamente, utilizando suas próprias capacidades cognitivas ao longo da vida. Espera-se com esta discussão evidenciar a importância do profissional da informação no processo educativo, promovendo a autonomia, o autoconhecimento do indivíduo, a contextualização social a qual está inserido, a promoção da cidadania e a pesquisa no espaço escolar característicos do letramento informacional.