A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE GEOGRAFIA E LITERATURA NAS PROVAS DO ENEMRobson Sales Pontes (SECPB) pontesgeografia@hotmail.com Adalberto Teixeira Rodrigues (UEPB) a_t.rodrigues@ig.com.brClélia de Almeida Agra Albuquerque (SECPB) pontesgeografia@gmail.comRESUMOO presente trabalho tem como objetivo ampliar a discussão acerca da interdisciplinaridade, que foi exaustivamente indicada pelos documentos oficiais da educação no Brasil, como Lei de Diretrizes e Base da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares Nacionais. O trabalho objetiva ainda pesquisar a relação interdisciplinar entre Geografia e Literatura a partir da observação e leitura das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. A seguinte hipótese foi levantada: As provas do Exame Nacional do Ensino Médio apresentam questões numa abordagem interdisciplinar? A pesquisa deu importância ao paradigma qualitativo, levando em consideração que a mudança das coisas não pode ser analisada indefinidamente pelos métodos quantitativos. O que se quer é constatar a recorrência de questões que contemplam o conhecimento interdisciplinar nas provas do ENEM, especialmente no tocante às disciplinas de Geografia e Literatura e verificar se esta prática se configura como uma realidade nas experiências de sala de aula no Ensino Médio. Para fundamentar essa discussão, tomaram-se como referências as discussões dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1999), as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2006) e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2006). Consideram-se também as discussões, acerca da interdisciplinaridade, de Fazenda (2008), Cavalcanti (1998) entre outros.Palavras-chave: Geografia, Literatura, Interdisciplinaridade.