Neste trabalho apresentamos uma experiência com o Estágio Curricular Supervisionado em Geografia IV, realizado no Ensino Médio. Essa experiência se apresentou como uma nova experiência, pois até então havíamos trabalhado somente com os alunos do Ensino Fundamental. A escola escolhida para o Estágio IV foi o Colégio Liceu do Ceará, fundada no ano de 1845, uma das mais antigas do Ceará e a terceira mais antiga do Brasil. A escola é referência em Fortaleza, pois pela tradição tem muitas histórias para contar. O nosso objetivo foi refletir sobre o papel do professor no âmbito escolar, e entender a importância do professor pesquisador e reflexivo. Não podemos abandonar o processo criativo, principalmente no que diz respeito a levar para os alunos novas alternativas para o ensino e a aprendizagem. Trazer novas situações, como os aplicativos, intervenções variadas, aulas de campo, tornam-se nos dias atuais práticas extremamente necessárias para que o aluno fixe sua atenção nas aulas, consequentemente aprendendo e tendo o prazer em entender a Geografia. Como procedimentos metodológicos, realizamos uma revisão bibliográfica acerca da temática a ser trabalhada em sala de aula; elaboramos resenhas; e fizemos o levantamento sobre a história da escola. Na sequência, o professor orientador do Estágio IV propôs como tema central o Mundo do Trabalho. Para o desenvolvimento desse tema utilizamos o Aplicativo Fílmico, mais especificamente o cinema, com a escolha de uma animação o filme Monstros S/A, que aborda de forma agradável e engraçada a temática do mundo do trabalho e o capitalismo. O resultado foi o esperado, os alunos entenderam a proposta que foi feita, o porquê do filme utilizado, e as relações com tudo o que havia sido trabalhado ao longo do percurso do Estágio. Existiram vários percalços no caminho, como feriados semana de prova, e paralizações de professores, tudo isso interferiu na sequência didática que havia sido planejado, porém no final deu tudo certo, com uma grande aceitação. Os desafios na profissão docente são inúmeros, desde uma remuneração insuficiente perante o nosso papel de formador de pessoas e seres que trazem a reflexão ao mundo desses alunos, até uma desvalorização que parte dos governantes, chega aos gestores escolares e vão até os alunos, sabemos que essa condição é muito peculiar, pois essa conquista vai depender de como cada docente trabalha em sala de aula. Entender e aproximar-se um pouco do mundo desses alunos é uma alternativa para ter um bom relacionamento em sala de aula.