O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência “é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.” (CAPES,2011). O PIBID foi implementado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) campus João Pessoa em 2009 abrangendo do curso de Licenciatura em Química e em outubro de 2012, foi estendido para o campus de Sousa.Inicialmente o PIBID campus Sousa contava com oito alunos bolsistas que atuavam na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Júlio Sarmento e atualmente 12 licenciandos em Química desenvolvem atividades educacionais nas Escolas Estaduais Celso Mariz e Mestre Júlio Sarmento.O presente trabalho visa conhecer a importância que o Programa tem na formação dos graduandos bolsistas do curso de Licenciatura em Química do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus Sousa, verificando se os objetivos do programa são cumpridos efetivamente.A proposta deste trabalho é apresentar algumas considerações sobre a importância do PIBID na formação dos seus participantes bolsistas, através de análises bibliográficas dos documentos oficiais do Programa e questionários aplicados aos bolsistas, supervisores e coordenador de área do PIBID IFPB Campus Sousa, cujos itens foram analisados quanto à adequação de conteúdo e clareza de expressão.A inserção da prática reflexiva durante o processo de formação inicial do professor fornecerá opções e possibilidades para a construção de sua identidade profissional no decorrer de sua formação, tornando-o capaz de refletir a respeito de sua prática de maneira crítica, de ver sua realidade de sala de aula para além do conhecimento na ação e de responder, reflexivamente, aos problemas relacionados à profissão docente (MALDANER, 2006; SCHÖN, 2000).Nesta perspectiva, um dos objetivos do PIBID é de inserir o bolsista de iniciação a docência no contexto de pesquisa e reflexão acerca de seu processo formativo “contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.” (CAPES, 2011).A prática profissional exerce fundamental importância na formação dos licenciandos, a aplicação prática das teorias aprendidas em sala de aula também carrega o dilema do que e como ensinar aos alunos. Dentro desse contexto, vivemos um momento histórico na educação e formação inicial de professores que estão tendo a oportunidade de participar do PIBID, com o programa o licenciando tem a oportunidade de estar inserido no contexto da prática educativa muito antes do estágio supervisionado, ou seja, desde o início de sua formação.A reflexão sobre o PIBID e suas contribuições para a formação docente abordadas nesse estudo demonstra a sua eficácia frente aos objetivos estabelecidos pelo programa