Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL POLITICO-PEDAGOGICO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA NAS TENDENCIAS E MOVIMENTOS RENOVADORES

Palavra-chaves: PROFESSOR., EDUCAÇÃO FÍSICA., PAPEL POLITICO PEDAGÓGICO. Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7644
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 180
    "inscrito_id" => 453
    "titulo" => "O PAPEL POLITICO-PEDAGOGICO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA NAS TENDENCIAS E MOVIMENTOS RENOVADORES"
    "resumo" => "A Educação Física brasileira, como espaço de manipulação político-ideológica ao longo de sua história, tem sido utilizada para diferentes propósitos pelo poder dominante de cada época. Esse domínio parece ter dificultado a compreensão e o desenvolvimento de seu verdadeiro papel social e educacional. Essa questão nos permite desencadear uma série de estudos que nos ajuda compreender melhor qual é (ou deveria ser) o papel dessa área do conhecimento na escola e na sociedade. As razões pelas quais nos levaram a desenvolver este estudo ocorreram, pontualmente, com a preocupação de percebermos, mais detidamente, o papel-político pedagógico do professor de Educação Física ao longo da história, que orientou/orienta a prática da Educação Física na escola. Nossa motivação foi reafirmada a partir da seguinte questão central: Qual o papel político-pedagógico do professor de Educação Física ao longo da história, tomando como referência as tendências e movimentos renovadores desse campo de estudo? Esta pesquisa teve como objetivo fazer um recorte do processo histórico do papel do professor de Educação Física no Brasil, possibilitando-nos realizar uma série de interpretações que aponta para um entendimento das tendências pedagógicas e movimentos renovadores de nossa área do conhecimento. Realizamos também um estudo detalhado sobre as Tendências Pedagógicas da Educação Física: Higienista, Militarista, Competitivista e Pedagogista; e Movimentos Renovadores: Humanista, Psicomotricista e Esporte para Todos e, com isso, passamos a verificar o papel assumido pelo professor de educação física em cada uma dessas tendências e movimentos. A investigação, de abordagem qualitativa, caracterizou-se do tipo pesquisa bibliográfica, realizada a partir dos registros disponíveis sobre o tema, decorrente de pesquisas anteriores. Nesse sentido, fizemos leituras de documentos, artigos, teses e trabalhos variados, os quais serviram como material para a obtenção de informações destinada à pesquisa. Os resultados obtidos na investigação em destaque mostraram que o Papel Político-Pedagógico do Professor de Educação Física ao longo dos tempos foi influenciado por diferentes filiações epistemológicas, atendendo, sobretudo, aos interesses políticos-ideológicos da classe dominante. Constamos que o papel do professor de Educação Física, na maior parte do período histórico, foi o de reprodução e manutenção do sistema, impossibilitando a edificação de uma Educação Física ampla e transformadora da realidade social concreta vivenciada pela população brasileira."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR., EDUCAÇÃO FÍSICA., PAPEL POLITICO PEDAGÓGICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_07_2014_21_02_48_idinscrito_453_8e97ec304146323ba6c26b1db9b3f30b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NILMARA SERAFIM CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "NILMARA"
    "autor_email" => "nilmarachagas@sesc-ce.com"
    "autor_ies" => "URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7644
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 180
    "inscrito_id" => 453
    "titulo" => "O PAPEL POLITICO-PEDAGOGICO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FISICA NAS TENDENCIAS E MOVIMENTOS RENOVADORES"
    "resumo" => "A Educação Física brasileira, como espaço de manipulação político-ideológica ao longo de sua história, tem sido utilizada para diferentes propósitos pelo poder dominante de cada época. Esse domínio parece ter dificultado a compreensão e o desenvolvimento de seu verdadeiro papel social e educacional. Essa questão nos permite desencadear uma série de estudos que nos ajuda compreender melhor qual é (ou deveria ser) o papel dessa área do conhecimento na escola e na sociedade. As razões pelas quais nos levaram a desenvolver este estudo ocorreram, pontualmente, com a preocupação de percebermos, mais detidamente, o papel-político pedagógico do professor de Educação Física ao longo da história, que orientou/orienta a prática da Educação Física na escola. Nossa motivação foi reafirmada a partir da seguinte questão central: Qual o papel político-pedagógico do professor de Educação Física ao longo da história, tomando como referência as tendências e movimentos renovadores desse campo de estudo? Esta pesquisa teve como objetivo fazer um recorte do processo histórico do papel do professor de Educação Física no Brasil, possibilitando-nos realizar uma série de interpretações que aponta para um entendimento das tendências pedagógicas e movimentos renovadores de nossa área do conhecimento. Realizamos também um estudo detalhado sobre as Tendências Pedagógicas da Educação Física: Higienista, Militarista, Competitivista e Pedagogista; e Movimentos Renovadores: Humanista, Psicomotricista e Esporte para Todos e, com isso, passamos a verificar o papel assumido pelo professor de educação física em cada uma dessas tendências e movimentos. A investigação, de abordagem qualitativa, caracterizou-se do tipo pesquisa bibliográfica, realizada a partir dos registros disponíveis sobre o tema, decorrente de pesquisas anteriores. Nesse sentido, fizemos leituras de documentos, artigos, teses e trabalhos variados, os quais serviram como material para a obtenção de informações destinada à pesquisa. Os resultados obtidos na investigação em destaque mostraram que o Papel Político-Pedagógico do Professor de Educação Física ao longo dos tempos foi influenciado por diferentes filiações epistemológicas, atendendo, sobretudo, aos interesses políticos-ideológicos da classe dominante. Constamos que o papel do professor de Educação Física, na maior parte do período histórico, foi o de reprodução e manutenção do sistema, impossibilitando a edificação de uma Educação Física ampla e transformadora da realidade social concreta vivenciada pela população brasileira."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR., EDUCAÇÃO FÍSICA., PAPEL POLITICO PEDAGÓGICO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_12_07_2014_21_02_48_idinscrito_453_8e97ec304146323ba6c26b1db9b3f30b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NILMARA SERAFIM CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "NILMARA"
    "autor_email" => "nilmarachagas@sesc-ce.com"
    "autor_ies" => "URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A Educação Física brasileira, como espaço de manipulação político-ideológica ao longo de sua história, tem sido utilizada para diferentes propósitos pelo poder dominante de cada época. Esse domínio parece ter dificultado a compreensão e o desenvolvimento de seu verdadeiro papel social e educacional. Essa questão nos permite desencadear uma série de estudos que nos ajuda compreender melhor qual é (ou deveria ser) o papel dessa área do conhecimento na escola e na sociedade. As razões pelas quais nos levaram a desenvolver este estudo ocorreram, pontualmente, com a preocupação de percebermos, mais detidamente, o papel-político pedagógico do professor de Educação Física ao longo da história, que orientou/orienta a prática da Educação Física na escola. Nossa motivação foi reafirmada a partir da seguinte questão central: Qual o papel político-pedagógico do professor de Educação Física ao longo da história, tomando como referência as tendências e movimentos renovadores desse campo de estudo? Esta pesquisa teve como objetivo fazer um recorte do processo histórico do papel do professor de Educação Física no Brasil, possibilitando-nos realizar uma série de interpretações que aponta para um entendimento das tendências pedagógicas e movimentos renovadores de nossa área do conhecimento. Realizamos também um estudo detalhado sobre as Tendências Pedagógicas da Educação Física: Higienista, Militarista, Competitivista e Pedagogista; e Movimentos Renovadores: Humanista, Psicomotricista e Esporte para Todos e, com isso, passamos a verificar o papel assumido pelo professor de educação física em cada uma dessas tendências e movimentos. A investigação, de abordagem qualitativa, caracterizou-se do tipo pesquisa bibliográfica, realizada a partir dos registros disponíveis sobre o tema, decorrente de pesquisas anteriores. Nesse sentido, fizemos leituras de documentos, artigos, teses e trabalhos variados, os quais serviram como material para a obtenção de informações destinada à pesquisa. Os resultados obtidos na investigação em destaque mostraram que o Papel Político-Pedagógico do Professor de Educação Física ao longo dos tempos foi influenciado por diferentes filiações epistemológicas, atendendo, sobretudo, aos interesses políticos-ideológicos da classe dominante. Constamos que o papel do professor de Educação Física, na maior parte do período histórico, foi o de reprodução e manutenção do sistema, impossibilitando a edificação de uma Educação Física ampla e transformadora da realidade social concreta vivenciada pela população brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.