O artigo propõe um estudo bibliográfico sobre as políticas públicas de Educação Profissional no Brasil, no contexto a partir de 1990, na perspectiva de apresentar as concepções sobre o Currículo Integrado, como espaço privilegiado do exercício da cidadania tendo que recorrer à sua história, à sua origem e às suas questões atuais. A temática de Currículo é apresentada a partir da análise no campo de relações de poder, ideologia e cultura, a construção teórica que fundamenta o Currículo Integrado, assim como, a sua intenção como proposta de educação transformadora. O estudo representa um recorte das discussões que temos travado no desenvolvimento de nossa Pesquisa de Mestrado Acadêmico junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Trazemos o referencial bibliográfico que norteia o pensamento clássico e atual sobre os seguintes objetos de estudo: Educação Profissional, Currículo Integrado, campo de relações de poder, ideologia e cultura. A pesquisa compreende uma abordagem qualitativa, pesquisa tipo bibliográfica e método descritivo. Adotaremos como procedimento metodológico: 1) estudo bibliográfico dos teóricos: Frigotto, Ciavatta, Ramos (2005); Mezaros (2005) Moreira e Silva (2001); Oliveira (2013), Pereira e França (2012), Silva (2000); 2) Análise documental da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, Decreto n. 2.208/1997 e a promulgação do Decreto 5.154/2004; 3) análise de conteúdo do aporte documental estudado. A instituição de um Currículo Integrado na Educação Profissional é uma alternativa de um desenvolvimento omnilateral de ser humano, tendo o trabalho como princípio educativo, que é capaz de proporcionar a compreensão dos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais do envolto do ser humano.