Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EJA, MODALIDADE Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6761
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1673
    "inscrito_id" => 32454
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA"
    "resumo" => "Os temas envolvidos na formação de professores vêm sendo amplamente debatidos, provocando muitas reflexões e discussões. Quando associamos a formação de professores à Educação de Jovens e Adultos-EJA, nos deparamos com uma infinidade de problemas enfrentados pelos docentes. A EJA pelo fato de ter tanta especificidade precisa ser repensada em relação ao processo de formação continuada, pois o professor com uma postura diferenciada frente a essa realidade poderá ser sujeito relevante no que diz respeito à permanência desse aluno em sala de aula. Sabedor das necessidades e anseios dos jovens e adultos torna-se possível desenvolver um trabalho voltado para a realidade deste educando, que durante a história da educação nesse país sempre esteve à margem dos sistemas educacionais. Atualmente, um grande público dessa modalidade frequenta nossas escolas e encontram profissionais da educação que, acostumados a trabalhar com alunos da educação infantil, ensino fundamental ou médio, usam a mesma metodologia que costumam usar habitualmente com suas turmas de ensino regular. Pensando nessa problemática, o presente trabalho pesquisou junto aos professores matriculados no Curso de Especialização em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Populações do Campo e Carcerária, na Modalidade EJA da Universidade Federal do Piauí-UFPI - Parnaíba, a importância da formação continuada para a sua prática docente. Após a análise dos questionários, pudemos concluir que a prática pedagógica assume um novo rumo, pois a participação em cursos voltados especificamente para a educação de jovens e adultos proporcionam um maior conhecimento e consequentemente uma nova postura para enfrentar as dificuldades encontradas na EJA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EJA, MODALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_13_24_56_idinscrito_32454_a24dee46a433549486e118e639e575a0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA VERAS MARQUES CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA MARQUES"
    "autor_email" => "flaviaphb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6761
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1673
    "inscrito_id" => 32454
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA"
    "resumo" => "Os temas envolvidos na formação de professores vêm sendo amplamente debatidos, provocando muitas reflexões e discussões. Quando associamos a formação de professores à Educação de Jovens e Adultos-EJA, nos deparamos com uma infinidade de problemas enfrentados pelos docentes. A EJA pelo fato de ter tanta especificidade precisa ser repensada em relação ao processo de formação continuada, pois o professor com uma postura diferenciada frente a essa realidade poderá ser sujeito relevante no que diz respeito à permanência desse aluno em sala de aula. Sabedor das necessidades e anseios dos jovens e adultos torna-se possível desenvolver um trabalho voltado para a realidade deste educando, que durante a história da educação nesse país sempre esteve à margem dos sistemas educacionais. Atualmente, um grande público dessa modalidade frequenta nossas escolas e encontram profissionais da educação que, acostumados a trabalhar com alunos da educação infantil, ensino fundamental ou médio, usam a mesma metodologia que costumam usar habitualmente com suas turmas de ensino regular. Pensando nessa problemática, o presente trabalho pesquisou junto aos professores matriculados no Curso de Especialização em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Populações do Campo e Carcerária, na Modalidade EJA da Universidade Federal do Piauí-UFPI - Parnaíba, a importância da formação continuada para a sua prática docente. Após a análise dos questionários, pudemos concluir que a prática pedagógica assume um novo rumo, pois a participação em cursos voltados especificamente para a educação de jovens e adultos proporcionam um maior conhecimento e consequentemente uma nova postura para enfrentar as dificuldades encontradas na EJA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EJA, MODALIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_13_24_56_idinscrito_32454_a24dee46a433549486e118e639e575a0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA VERAS MARQUES CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA MARQUES"
    "autor_email" => "flaviaphb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Os temas envolvidos na formação de professores vêm sendo amplamente debatidos, provocando muitas reflexões e discussões. Quando associamos a formação de professores à Educação de Jovens e Adultos-EJA, nos deparamos com uma infinidade de problemas enfrentados pelos docentes. A EJA pelo fato de ter tanta especificidade precisa ser repensada em relação ao processo de formação continuada, pois o professor com uma postura diferenciada frente a essa realidade poderá ser sujeito relevante no que diz respeito à permanência desse aluno em sala de aula. Sabedor das necessidades e anseios dos jovens e adultos torna-se possível desenvolver um trabalho voltado para a realidade deste educando, que durante a história da educação nesse país sempre esteve à margem dos sistemas educacionais. Atualmente, um grande público dessa modalidade frequenta nossas escolas e encontram profissionais da educação que, acostumados a trabalhar com alunos da educação infantil, ensino fundamental ou médio, usam a mesma metodologia que costumam usar habitualmente com suas turmas de ensino regular. Pensando nessa problemática, o presente trabalho pesquisou junto aos professores matriculados no Curso de Especialização em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Populações do Campo e Carcerária, na Modalidade EJA da Universidade Federal do Piauí-UFPI - Parnaíba, a importância da formação continuada para a sua prática docente. Após a análise dos questionários, pudemos concluir que a prática pedagógica assume um novo rumo, pois a participação em cursos voltados especificamente para a educação de jovens e adultos proporcionam um maior conhecimento e consequentemente uma nova postura para enfrentar as dificuldades encontradas na EJA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.