Os temas envolvidos na formação de professores vêm sendo amplamente debatidos, provocando muitas reflexões e discussões. Quando associamos a formação de professores à Educação de Jovens e Adultos-EJA, nos deparamos com uma infinidade de problemas enfrentados pelos docentes. A EJA pelo fato de ter tanta especificidade precisa ser repensada em relação ao processo de formação continuada, pois o professor com uma postura diferenciada frente a essa realidade poderá ser sujeito relevante no que diz respeito à permanência desse aluno em sala de aula. Sabedor das necessidades e anseios dos jovens e adultos torna-se possível desenvolver um trabalho voltado para a realidade deste educando, que durante a história da educação nesse país sempre esteve à margem dos sistemas educacionais. Atualmente, um grande público dessa modalidade frequenta nossas escolas e encontram profissionais da educação que, acostumados a trabalhar com alunos da educação infantil, ensino fundamental ou médio, usam a mesma metodologia que costumam usar habitualmente com suas turmas de ensino regular. Pensando nessa problemática, o presente trabalho pesquisou junto aos professores matriculados no Curso de Especialização em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Populações do Campo e Carcerária, na Modalidade EJA da Universidade Federal do Piauí-UFPI - Parnaíba, a importância da formação continuada para a sua prática docente. Após a análise dos questionários, pudemos concluir que a prática pedagógica assume um novo rumo, pois a participação em cursos voltados especificamente para a educação de jovens e adultos proporcionam um maior conhecimento e consequentemente uma nova postura para enfrentar as dificuldades encontradas na EJA.