A Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional asseguram que a educação é direito de todos e garantem a inclusão social dos grupos minoritários da população. Dentre estes grupos enfoca-se, neste trabalho, que é constituído pelas pessoas com deficiência visual, para as quais um grande desafio é a implementação de medidas visando à adequação das instituições escolares às suas necessidades. Essas adequações se referem tanto à estrutura física, como às questões metodológicas em sala de aula que demandam capacitação profissional para atender às especificidades dos estudantes com deficiência visual. Nesta perspectiva, realizou-se uma pesquisa participante cujo objetivo foi analisar situações de ensino e de aprendizagem na perspectiva da inclusão de estudantes com deficiência visual na escola regular. O lócus foi uma escola da rede estadual de educação, localizada no bairro da Liberdade – Campina Grande-PB. A metodologia utilizada para a coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas e registros (de observação e de participação) em diário de campo. Os sujeitos da pesquisa foram a professora e 5 estudantes com deficiência visual, de uma turma do 4º ano. A análise dos dados, com abordagem qualitativa, levou a considerar que a sala de aula, dita inclusiva, ainda não atende às especificidades inerentes aos estudantes com deficiência visual, uma vez que não dispõe de recursos, nem de profissionais com domínio dos conhecimentos necessários para elaborarem e desenvolverem atividades com a adequada metodologia, a fim de proporcionar aprendizagem significativa e garantir a tão propalada inclusão.