DOCENTE NA SALA DE AULA: A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS Angela Maria balbino de Jesus -UFPB anngela¬¬_viva@hotmail.comOrientadora: Ma. Fernanda M. C. Coelho - UFPB/CE/Dfmcabralcoelho@gmail.comA Educação de Jovens e Adultos tem características próprias que devem ser consideradas durante o processo de planejamento didático e curricular, conseqüentemente isso exige uma formação profissional diferenciada que possibilite ampliar e contextualizar as metodologias e conceitos que serão utilizados no contexto desta modalidade de ensino. Trata-se de inquietações despertadas a partir de estudos realizados na Universidade Federal da Paraíba UFPB, no curso de Pedagogia. Esta pesquisa pretende destacar a relevância da atuação do professor na educação de jovens e adultos, em que o mesmo precisa estar em formação, mas não qualquer formação, esta deve ser continua, além de ter um olhar voltado para a especificidade do seu público alvo. Fundamentalmente inseri-se nas contribuições de Freire (1997), Romilda; André (2006), Gandin (2013). Para tanto, o estudo se apresenta como uma pesquisa bibliográfica e documental de cunho qualitativa que utilizou como instrumentos para coleta de dados a revisão de leitura em repositório digitais e documentos legais. A partir da análise bibliográfica é possível comprovar a importância existente no planejamento para que haja a formação diferenciada dos professores para a EJA. A Educação de jovens e Adultos, exige do educador muito mais do que o currículo da educação nos oferece, é necessário que as políticas públicas voltadas à educação direcionem um olhar diferenciado para o educador da EJA. Para atuar na EJA, o educador precisa oferecer ao educando uma educação de qualidade, que considere suas experiências e seus conhecimentos culturais, e que neste fazer do professor na sala de aula seja capaz de formar um sujeito crítico, transformador de sua própria realidade Freire (2006) pois, a prática do educador na sala de aula deve se articular com a realidade do sujeito. Portanto, as políticas públicas voltadas á educação deve oferecer ao educador da EJA, uma formação continuada e de qualidade e que tenha como ponto de referência os sujeitos envolvidos, uma vez que os alunos da Educação de Jovens e Adultos apresentam características próprias, que estão dentro do contexto em que cada um estar inseridos e estas devem ser respeitadas, e é no dia a dia com os alunos que o professor vai, colocando em prática este novo jeito de atuar e planejar na educação.