Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EU, PROFESSOR: IDENTIDADE DOCENTE NO LIVRO DIDÁTICO

Palavra-chaves: IDENTIDADE DOCENTE, LIVRO DIDÁTICO, TIRINHAS DE HUMOR Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7276
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1619
    "inscrito_id" => 1020
    "titulo" => "EU, PROFESSOR: IDENTIDADE DOCENTE NO LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "Tendo em vista que o sujeito interage constantemente com o meio em que vive, e que ele toma parte nas transformações que ocorrem nesse ambiente, é fundamental compreender as imagens identitárias que vão se formando acerca dos papéis sociais desempenhados na sociedade. Este artigo pretende refletir sobre o processo de construção da identidade do professor em tirinhas de humor no livro didático de Língua Portuguesa, baseando-nos na visão bakhtiniana (2011) de linguagem como interação social, bem como na visão de Laplatine e Trindade (2003) sobre a construção do imaginário nos espaços urbanos, explicitando os diversos mecanismos que precisamos mobilizar para depreender esse conhecimento. Para tanto, selecionamos uma tirinha de humor do cartunista Caco Galhardo, presente no livro do 8º ano da Coleção Diálogo, que mostra uma imagem estereotipada do professor, corrente no imaginário urbano de nossa sociedade. Consideramos importante analisá-la, por perceber seu potencial de disseminação de uma imagem negativa sobre o sujeito professor, numa sociedade que já desvaloriza essa profissão. Os resultados das observações dão conta do reflexo e da influência que a linguagem e as imagens exercem nos alunos e na sociedade onde é veiculada, em especial, quando se encontra em uma ferramenta tão presente e valorizada na sala de aula quanto o livro didático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, LIVRO DIDÁTICO, TIRINHAS DE HUMOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_11_09_51_idinscrito_1020_d1b8956d0bf643d4f18066659e07e0b0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERA LUCIA OLIVEIRA CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "VERA LUCIA"
    "autor_email" => "verinhaolliveira@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7276
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1619
    "inscrito_id" => 1020
    "titulo" => "EU, PROFESSOR: IDENTIDADE DOCENTE NO LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "Tendo em vista que o sujeito interage constantemente com o meio em que vive, e que ele toma parte nas transformações que ocorrem nesse ambiente, é fundamental compreender as imagens identitárias que vão se formando acerca dos papéis sociais desempenhados na sociedade. Este artigo pretende refletir sobre o processo de construção da identidade do professor em tirinhas de humor no livro didático de Língua Portuguesa, baseando-nos na visão bakhtiniana (2011) de linguagem como interação social, bem como na visão de Laplatine e Trindade (2003) sobre a construção do imaginário nos espaços urbanos, explicitando os diversos mecanismos que precisamos mobilizar para depreender esse conhecimento. Para tanto, selecionamos uma tirinha de humor do cartunista Caco Galhardo, presente no livro do 8º ano da Coleção Diálogo, que mostra uma imagem estereotipada do professor, corrente no imaginário urbano de nossa sociedade. Consideramos importante analisá-la, por perceber seu potencial de disseminação de uma imagem negativa sobre o sujeito professor, numa sociedade que já desvaloriza essa profissão. Os resultados das observações dão conta do reflexo e da influência que a linguagem e as imagens exercem nos alunos e na sociedade onde é veiculada, em especial, quando se encontra em uma ferramenta tão presente e valorizada na sala de aula quanto o livro didático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE DOCENTE, LIVRO DIDÁTICO, TIRINHAS DE HUMOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_11_09_51_idinscrito_1020_d1b8956d0bf643d4f18066659e07e0b0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERA LUCIA OLIVEIRA CARDOSO"
    "autor_nome_curto" => "VERA LUCIA"
    "autor_email" => "verinhaolliveira@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Tendo em vista que o sujeito interage constantemente com o meio em que vive, e que ele toma parte nas transformações que ocorrem nesse ambiente, é fundamental compreender as imagens identitárias que vão se formando acerca dos papéis sociais desempenhados na sociedade. Este artigo pretende refletir sobre o processo de construção da identidade do professor em tirinhas de humor no livro didático de Língua Portuguesa, baseando-nos na visão bakhtiniana (2011) de linguagem como interação social, bem como na visão de Laplatine e Trindade (2003) sobre a construção do imaginário nos espaços urbanos, explicitando os diversos mecanismos que precisamos mobilizar para depreender esse conhecimento. Para tanto, selecionamos uma tirinha de humor do cartunista Caco Galhardo, presente no livro do 8º ano da Coleção Diálogo, que mostra uma imagem estereotipada do professor, corrente no imaginário urbano de nossa sociedade. Consideramos importante analisá-la, por perceber seu potencial de disseminação de uma imagem negativa sobre o sujeito professor, numa sociedade que já desvaloriza essa profissão. Os resultados das observações dão conta do reflexo e da influência que a linguagem e as imagens exercem nos alunos e na sociedade onde é veiculada, em especial, quando se encontra em uma ferramenta tão presente e valorizada na sala de aula quanto o livro didático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.