O presente texto analisa os impactos e as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no âmbito do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na formação inicial dos bolsistas integrantes do Programa, numa dimensão investigativo-reflexiva da prática pedagógica. Teve como questão norteadora quais as possibilidades e as efetivas contribuições que o PIBID tem oportunizado aos licenciandos do Curso de Pedagogia da UFAL, para o exercício de sua (futura) profissão, baseada numa formação constituída pela apreensão dos conhecimentos da academia e da vivência da prática investigativa/reflexiva nas escolas públicas? O estudo caracteriza-se numa abordagem qualitativa, foram analisados os diários de experiência dos bolsistas, na perspectiva da análise do conteúdo (BARDIN, 1971; OLIVEIRA, 2008), assim como cotejadas as reflexões tecidas nos diários com a literatura pertinente à área a partir dos autores, tais como Silva (1997); Freire (2006); Gatti (2010); Imbernón (2011); Neves (2012), dentre outros, essenciais nas discussões e problematizações acerca da formação docente na contemporaneidade. Analisaram-se os principais documentos que materializam o PIBID como uma política pública de formação de professores. Não obstante compreender a formação do professor, diante dos entraves vivenciados por essa profissão, tendo como base os princípios formativos propostos pelo PIBID e os relatos dos bolsistas, foi possível perceber que a docência é caracterizada por uma dimensão formativa, baseada, sobretudo, na vivência da prática educativa numa perspectiva crítico-reflexiva.