Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O FANZINE NA AULA DE LP

Palavra-chaves: FANZINE, GÊNEROS TEXTUAIS, AULA DE LP Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7602
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 882
    "inscrito_id" => 1084
    "titulo" => "O FANZINE NA AULA DE LP"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo a discussão do gênero Fanzine, especialmente nas aulas de Língua Portuguesa, visando principalmente os resultados obtidos no 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, vinculadas ao Subprojeto de Língua Portuguesa (PIBID). O conceito de Fanzine, significa “Revista Fã”, caracteriza-se como uma “mini-revista” que tem por autoria um grupo de fãs de um determinado assunto. Apesar de o conceito supracitado, no Fanzine da sala de aula foram abordados vários temas relacionados com a realidade do país, como: a política, a copa, a falta de água, a literatura, dentre outros temas que envolvem o social, o democrático e o individual. Estes temas foram todos debatidos na sala de aula, levando os alunos a pesquisar mais sobre os assuntos. Nosso estudo foi subsidiado pelas leituras de Antunes (2003), Ferreira (2012) e Geraldi (2006), entre outros que dialogam nessa discussão, os quais proponham para um estudo e uma prática pedagógica mais envolvente, junto aos PCN´s que analisam a prática da interdisciplinaridade e os temas transversais. Contudo, objetivamos envolver os discentes, com o proposito de incitá-los a produzir textos argumentativos, onde eles possam expor suas opiniões a respeito das temáticas presentes nos fanzines. Portanto, a proposta de fazer com que os próprios estudantes produzam seus fanzines contribuiu com a ampliação das discussões e reflexões sobre esse gênero em culminância com a perspectiva crítico-reflexiva. Como também, possibilitou aos alunos um contato maior com inúmeros assuntos polêmicos, ou seja, incitando uma interação mais abrangente  com os gêneros orais e escritos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "FANZINE, GÊNEROS TEXTUAIS, AULA DE LP"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_11_18_16_idinscrito_1084_c264b6e5c3dc625c40f66bd2752c8d83.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAÍNA DA COSTA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "JANAÍNA BARBOSA"
    "autor_email" => "janne3010@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7602
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 882
    "inscrito_id" => 1084
    "titulo" => "O FANZINE NA AULA DE LP"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo a discussão do gênero Fanzine, especialmente nas aulas de Língua Portuguesa, visando principalmente os resultados obtidos no 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, vinculadas ao Subprojeto de Língua Portuguesa (PIBID). O conceito de Fanzine, significa “Revista Fã”, caracteriza-se como uma “mini-revista” que tem por autoria um grupo de fãs de um determinado assunto. Apesar de o conceito supracitado, no Fanzine da sala de aula foram abordados vários temas relacionados com a realidade do país, como: a política, a copa, a falta de água, a literatura, dentre outros temas que envolvem o social, o democrático e o individual. Estes temas foram todos debatidos na sala de aula, levando os alunos a pesquisar mais sobre os assuntos. Nosso estudo foi subsidiado pelas leituras de Antunes (2003), Ferreira (2012) e Geraldi (2006), entre outros que dialogam nessa discussão, os quais proponham para um estudo e uma prática pedagógica mais envolvente, junto aos PCN´s que analisam a prática da interdisciplinaridade e os temas transversais. Contudo, objetivamos envolver os discentes, com o proposito de incitá-los a produzir textos argumentativos, onde eles possam expor suas opiniões a respeito das temáticas presentes nos fanzines. Portanto, a proposta de fazer com que os próprios estudantes produzam seus fanzines contribuiu com a ampliação das discussões e reflexões sobre esse gênero em culminância com a perspectiva crítico-reflexiva. Como também, possibilitou aos alunos um contato maior com inúmeros assuntos polêmicos, ou seja, incitando uma interação mais abrangente  com os gêneros orais e escritos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "FANZINE, GÊNEROS TEXTUAIS, AULA DE LP"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_11_18_16_idinscrito_1084_c264b6e5c3dc625c40f66bd2752c8d83.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAÍNA DA COSTA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "JANAÍNA BARBOSA"
    "autor_email" => "janne3010@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a discussão do gênero Fanzine, especialmente nas aulas de Língua Portuguesa, visando principalmente os resultados obtidos no 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, vinculadas ao Subprojeto de Língua Portuguesa (PIBID). O conceito de Fanzine, significa “Revista Fã”, caracteriza-se como uma “mini-revista” que tem por autoria um grupo de fãs de um determinado assunto. Apesar de o conceito supracitado, no Fanzine da sala de aula foram abordados vários temas relacionados com a realidade do país, como: a política, a copa, a falta de água, a literatura, dentre outros temas que envolvem o social, o democrático e o individual. Estes temas foram todos debatidos na sala de aula, levando os alunos a pesquisar mais sobre os assuntos. Nosso estudo foi subsidiado pelas leituras de Antunes (2003), Ferreira (2012) e Geraldi (2006), entre outros que dialogam nessa discussão, os quais proponham para um estudo e uma prática pedagógica mais envolvente, junto aos PCN´s que analisam a prática da interdisciplinaridade e os temas transversais. Contudo, objetivamos envolver os discentes, com o proposito de incitá-los a produzir textos argumentativos, onde eles possam expor suas opiniões a respeito das temáticas presentes nos fanzines. Portanto, a proposta de fazer com que os próprios estudantes produzam seus fanzines contribuiu com a ampliação das discussões e reflexões sobre esse gênero em culminância com a perspectiva crítico-reflexiva. Como também, possibilitou aos alunos um contato maior com inúmeros assuntos polêmicos, ou seja, incitando uma interação mais abrangente com os gêneros orais e escritos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.