Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO CONTINUADA E O USO DAS TIC NA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE A LUZ DA TEORIA KELLYANA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TEORIA DOS CONSTRUTOS PESSOAIS Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6728
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1166
    "inscrito_id" => 3080
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA E O USO DAS TIC NA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE A LUZ DA TEORIA KELLYANA"
    "resumo" => "Percebendo a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na prática pedagógica e sua relevância nos cursos de formação continuada, buscamos nesta pesquisa, compreender quais os impactos desta formação. Mais especificamente, nosso objetivo é analisar os impactos do Curso de Especialização em Fundamentos da Educação da UEPB quanto ao uso de TIC, em sala de aula, na percepção de quatro professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Alcantil, à luz da Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly. Entre os impactos apontados pelos professores destacam-se a aproximação com o uso de TIC em sala de aula, a motivação e entusiasmo no ensinar e aprender. Algumas dificuldades apontadas pelos professores sugerem modificações nos cursos de formação continuadas, como a maior profundidade no estudo de determinados conteúdos e as formas de avaliação da aprendizagem dos professores que participam. Em termos gerais as afirmações dos professores entrevistados revelam que há um desejo profundo de melhorar a sua prática. Desta forma ressaltamos algumas das contribuições apontadas pela nossa investigação tais como: uma reflexão sobre a própria prática pedagógica, motivação para o uso das tecnologias digitais como recursos em sala de aula e o despertar para um fazer mais compromissado visando umensino público de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TEORIA DOS CONSTRUTOS PESSOAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_20_32_48_idinscrito_3080_5c884b3ea2478810656479f42699cd1b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALDIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALDIA"
    "autor_email" => "aldiadasilva@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6728
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1166
    "inscrito_id" => 3080
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA E O USO DAS TIC NA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE A LUZ DA TEORIA KELLYANA"
    "resumo" => "Percebendo a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na prática pedagógica e sua relevância nos cursos de formação continuada, buscamos nesta pesquisa, compreender quais os impactos desta formação. Mais especificamente, nosso objetivo é analisar os impactos do Curso de Especialização em Fundamentos da Educação da UEPB quanto ao uso de TIC, em sala de aula, na percepção de quatro professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Alcantil, à luz da Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly. Entre os impactos apontados pelos professores destacam-se a aproximação com o uso de TIC em sala de aula, a motivação e entusiasmo no ensinar e aprender. Algumas dificuldades apontadas pelos professores sugerem modificações nos cursos de formação continuadas, como a maior profundidade no estudo de determinados conteúdos e as formas de avaliação da aprendizagem dos professores que participam. Em termos gerais as afirmações dos professores entrevistados revelam que há um desejo profundo de melhorar a sua prática. Desta forma ressaltamos algumas das contribuições apontadas pela nossa investigação tais como: uma reflexão sobre a própria prática pedagógica, motivação para o uso das tecnologias digitais como recursos em sala de aula e o despertar para um fazer mais compromissado visando umensino público de qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, TEORIA DOS CONSTRUTOS PESSOAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_20_32_48_idinscrito_3080_5c884b3ea2478810656479f42699cd1b.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALDIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALDIA"
    "autor_email" => "aldiadasilva@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Percebendo a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na prática pedagógica e sua relevância nos cursos de formação continuada, buscamos nesta pesquisa, compreender quais os impactos desta formação. Mais especificamente, nosso objetivo é analisar os impactos do Curso de Especialização em Fundamentos da Educação da UEPB quanto ao uso de TIC, em sala de aula, na percepção de quatro professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Alcantil, à luz da Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly. Entre os impactos apontados pelos professores destacam-se a aproximação com o uso de TIC em sala de aula, a motivação e entusiasmo no ensinar e aprender. Algumas dificuldades apontadas pelos professores sugerem modificações nos cursos de formação continuadas, como a maior profundidade no estudo de determinados conteúdos e as formas de avaliação da aprendizagem dos professores que participam. Em termos gerais as afirmações dos professores entrevistados revelam que há um desejo profundo de melhorar a sua prática. Desta forma ressaltamos algumas das contribuições apontadas pela nossa investigação tais como: uma reflexão sobre a própria prática pedagógica, motivação para o uso das tecnologias digitais como recursos em sala de aula e o despertar para um fazer mais compromissado visando umensino público de qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.