A formação docente indígena ganha visibilidade nas políticas públicas de valorização e inclusão da cultura indígena na dinâmica da sociedade contemporânea. Ressalta-se a alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 quanto à mudança da Lei 10639/2003 pela Lei 11.645/2008, a qual inclui a obrigatoriedade no currículo oficial das redes de ensino a temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. A perspectiva legal é reforçada a partir Decreto nº 6.861/2009 que dispõe sobre a educação escolar indígena, define sua organização em territórios etnoeducacionais, e dá outras providências. Quanto à formação de professores indígenas destaca em seu Art. 9º que será desenvolvida no âmbito das instituições formadoras de professores e será orientada pelas diretrizes curriculares nacionais da educação escolar indígena.Por isso, objetiva-se explorar a formação de professores que atuam no contexto das escolas indígenas. Metodologicamente foi desenvolvida uma pesquisa de campo em uma Escola Estadual que atende ao Ensino Fundamental e Médio no município de Rio Tinto-PB, cidade que detém significativa influência da cultura indígena. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas e fechadas aplicado a cinco professores sobre questões relacionadas às suas práticas curriculares, assim como, à sua formação.Os resultados indicaram que dos quatro professores índios três possuem graduação um deles não especificou e o professor não índio indicou possuir graduação. A análise refletiu um trabalho de inclusão da cultura indígena realizado pelos docentes ao incentivarem o uso da língua materna, danças, pinturas, cantigas, histórias, lendas e outros elementos culturais da comunidade. Conclui-se que apesar dos resultados satisfatórios a implementação da referida Lei ainda é um desafio, principalmente quanto à carência de formação docente em perímetros não urbanos. A educação indígena pensada a partir de seus aspectos sociais, humanos e culturais é um direito que precisa ser garantido a partir do caminho da inclusão e da formação docente.