A formação continuada dos docentes já é de preocupação de vários governos. No Brasil esta prática vem crescendo desde os anos de 1990. O trabalho a seguir trata de uma formação continuada feita por alunos do curso de ciências biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na escola Maria Auxiliadora no município de São Lourenço da Mata do Estado de Pernambuco. A oficina de formação continuada teve como objetivos auxiliar na melhoria da prática docente e colaborar para o desenvolvimento do relacionamento entre os docentes da instituição e possibilitar uma melhor relação entre os docentes e os alunos. A partir do diagnóstico prévio com autorização da direção e equipe pedagógica da instituição, foi desenvolvido o projeto de ação colaborativa que foi caracterizado enquanto oficina de formação continuada. que teve como base o documentário Pro Dia Nascer Feliz (2006) como veículo estimulador de reflexões entre os participantes e debate sobre a prática docente e o relacionamento entre alunos e professores, bem como suas complexidades.após a exibição do documentário, foi desenvolvido todo o debate, em que os professores ao se posicionarem sobre cada pergunta exemplificavam ou relatavam suas experiências profissionais ou até questionavam como deveriam agir mediante uma situação de conflito ou temporária perda de domínio de classe.A formação continuada possibilitou ao grupo participante crescer enquanto profissionais, pois, ao terem contato com as experiências de vida dos colegas de profissão, seus conflitos e resoluções conseguiram se conscientizar que a problemática comportamental na educação brasileira tem suas origens além dos domínios escolares. Quando um aluno apresenta um comportamento incomum, grande probabilidade de o problema ter origem no âmbito familiar ou que o mesmo esteja em conflito com suas convicções ou tentando a auto-afirmação diante de um grupo.