Neste artigo apresentamos uma pequena análise da formação de professores relacionada a prática e a teoria, onde observaremos a importância dessa relação na escola para o educador em processo de formação. Não esquecendo que são dois conceitos totalmente distintos para a educação, mas que para um educador em desenvolvimento são de fundamental importância, para o seu crescimento não só como profissional, mas também como sujeito de sua história na educação e, de outros sujeitos e histórias. Bem como o que essa relação causa ao educador em processo de formação, na ação do ensinar na prática. Quando o mesmo diante de um ensino imposto pelas escolas tradicionais, onde geralmente esses dois conceitos não se misturam, é apresentado de forma separada ao educador, por vezes, colocadas como coadjuvantes do ensino, mas que se encontram dentro do novo modelo de ensino em discussão nas escolas mais atuais. Onde o professor nesse momento, passa a refletir sobre a ação de pensar dentro dessa grande discussão, o pensar da prática do dia- a- dia, da sua experiência em sala de aula e, mesmo fora dela também. Ele refletiu sobre as imposições da escola tradicional, que de certa maneira o aliena na sua formação de professor, quando separa a prática da teoria, criando um educador pela metade. Porém causa ao mesmo a chance de poder fazer a diferença com uma nova educação que dialoga com a sociedade. Passando a ser um sujeito reflexivo do ensino do passado, presente e futuro, sempre associado à sociedade, nunca distante da mesma.