O presente artigo tem intuito de definir e analisar as razões que levaram alunos evadirem do curso de Ciências Sociais / Licenciatura na modalidade a Distância – UAB/Unimontes (2008/2011). O processo de elaboração deste artigo consistiu de um levantamento com dados documentais obtidos da Secretaria Geral da UNIMONTES/UAB, quanto ao número de estudantes matriculados no 1º (primeiro) período em comparação com os do 6º período. Nos anos de 2008 a 2011. Foram feitos gráficos resultantes da elaboração das categorias resultantes das razões apresentadas pelos estudantes que evadiram do curso. Nesse sentido foram apresentadas explicações sobre a modalidade Educação a Distância (EAD), a Universidade Aberta do Brasil, o curso de Ciências Sociais/Licenciatura na UAB/Unimontes, a Evasão no Ensino Superior, bem como os resultados do estudo feito no período mencionado anteriormente, tendo por base os dados e a análise da evasão no curso de Ciências Sociais/ Licenciatura na UAB/Unimontes. Ademais foram apresentadas estratégias para evitar evasão que foram postas em prática pela equipe de tutores, professores e coordenação do curso de Ciências Sociais Licenciatura UAB/UNIMONTES, que vão do acompanhamento diário dos estudantes pelos tutores, com horários amplificados no próprio laboratório de informática do curso de Ciências Sociais/Bacharelado ao desenvolvimento de atividades extracurriculares/ motivadores, no caso o Projeto de Extensão – OIA: Olhar, Imaginar, Agir! Mostra audiovisual. Nesse sentido todos os aspectos que envolvem a formação de professores tem sido objeto de estudo de especialistas em educação, a fim de detectar eventuais lacunas que possam interferir na quantidade e qualidade dos profissionais que atuam na regência da Sociologia no Ensino Médio.