Na sociedade da informação as máquinas adquirem alto poder de processamento, as linguagens de programação cada vez mais se tornam populares, os avanços da ciência e tecnologia alcançam o espaço escolar, onde montar e programar robôs já são realidade. Neste sentido as possiblidades de utilização de novos recursos didáticos metodológicos são amplificadas com o desenvolvimento de ferramentas pedagógicas amparadas pelo uso de tecnologias no dia a dia da sala de aula. No entanto, toda essa aceleração tecnológica e virtualização de saberes têm produzido novos significados nos processo de ensino e aprendizagem, inquietando pesquisadores que buscam compreender as transformações do universo escolar provenientes do impacto das tecnologias na educação. Na prática, a robótica educacional é uma área de produção de conhecimento essencialmente interdisciplinar, constituindo-se da interlocução entre disciplinas como a matemática, a engenharia, a computação, a educação, a psicologia, a medicina entre outros.É recente, no Brasil, pensar as possibilidades do robô no campo escolar e educacional. Trata-se de uma área ainda insipiente em termos de pesquisas nacionais, o que difere seu destaque acadêmico no âmbito internacional. O presente artigo apresenta uma reflexão a partir de teses e dissertações veiculadas na base de dados da CAPES, entre os anos de 1998 à 2012, tendo como tema central a robótica educacional e o ensino da Matemática. Acreditamos que a reflexão do cenário acadêmico brasileiro pode contribuir de maneira significativa para compilação e análise de pesquisas, considerando as demandas educacionais contemporâneas.