O presente projeto buscou identificar em dois Projetos Político Pedagógicos de escolas nominados pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Manaus, Estado do Amazonas como escolas rurais, porém entendidas por nós como escolas do Campo, a devida participação destes projetos na construção do sujeito do campo. Apresentamos como objetivo geral: Identificar a participação destes projetos pedagógicos na construção de uma identicidade do sujeito do campo, bem como, caracterizar de forma social-antropológica a Educação do Campo e tipificar os sujeitos que a compõem. Essas escolas são, a saber, duas situadas na área do denominada Tarumã. Transversalizando essas análises no painel conclusivo nos aponta que os projetos pedagógicos analisados são mimetizações dos projetos das áreas urbanas, que a comunidade escolar não participou da construção dos Projetos Pedagógicos das Escolas e que a comunidade desconhece o poder e necessidade de se construir como sujeito político e ao caracterizar social-antropologicamente a comunidade verificamos um desconhecimento dos aspectos políticos por parte deste grupo o que resulta na sua não atuação efetiva em várias instâncias sociais. Finaliza afirmando que a participação do projeto pedagógico das Escolas do Campo na construção de uma identicidade do sujeito do campo no lócus pesquisado é mínima. Muitas vezes até conduzindo a valorização da cultura urbana e funcionando como fomentador de migração. Nos utilizamos de quadro teórico composto por Fonseca e Mourão(2008), Caldart (2004), Veiga (2012), Mattei (1990).