O presente trabalho relata a experiência desenvolvida na turma do 3ª Ano “E” do Ensino Médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortêncio de Sousa Ribeiro, cidade de Campina Grande-PB. Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID/ CAPES/ UEPB- subprojeto Geografia. Sendo seu principal objetivo mostrar possibilidades de trabalhar na abordagem do tema “o que minha percepção alcança”, por meio das categorias geográficas (lugar e paisagem) que estão diretamente ligadas a vivência do aluno, desarticulando a problemática do ensino descontextualizado na vida escolar. Com metodologias inovadoras que incentiva a criatividade do alunado através do lúdico: registros fotográficos para a confecção de um relato, seja este em forma de paródia, verso, etc. Assim, tendo um mural como prova dos resultados obtidos. Educadores têm de se adaptar, a essa nova geração que já nasceu familiarizada, onde tudo é interativo.