Este trabalho discute a concepção de cidadania subjacente ao conteúdo do Livro Didático de Alfabetização na Educação de Jovens Adultos (LDAEJA), estabelecendo uma relação entre o que nele é proposto e a realidade social dos educandos(as) da EJA. Esta discussão faz parte de uma pesquisa bibliográfica mais ampla realizada na disciplina da EJA, curso de licenciatura em Pedagogia (UEPB), a qual analisa atividades de compreensão textual em livros didáticos das séries iniciais da EJA (MARCHUSCI, 2001). No entanto, este trabalho focaliza a concepção de cidadania perpassada nos exercícios de avaliação do conteúdo didático de Língua Portuguesa (alfabetização), verificando sua proximidade com as vivências dos alunos da EJA. Teoricamente a discussão pauta-se na concepção de cidadania discutida por Candau (2002) e na proposta de alfabetização defendida por Freire (2006). Constatou-se que a concepção de cidadania, enquanto proposta de ensino problematizador, distancia-se da realidade social dos educandos(as), bem como de suas expectativas de aprendizagens.