Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ANÁLISE DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À LUZ DA SEQUÊNCIA FEDATHI: O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA FEDATHI, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GEOGEBRA Comunicação Oral (CO) CURRÍCULO CRÍTICO E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6260
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 558
    "inscrito_id" => 2134
    "titulo" => "ANÁLISE DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À LUZ DA SEQUÊNCIA FEDATHI: O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo relata a experiência de uma formação de professores com o uso do software Geogebra, para o ensino da Matemática à luz da metodologia de ensino Sequência Fedathi. A partir dessa formação, objetivamos acompanhar o desenvolvimento tecnológico dos alunos e como os professores enfrentam esse desafio, proporcionando-lhes planejar aulas mais dinâmicas e interativas. A formação com carga horária de quatro horas, aconteceu numa instituição privada de educação básica, durante a semana pedagógica. Participaram professores tanto do Ensino Fundamental, quanto do ensino Médio, totalizando vinte e cinco docentes numa sala de multimídia, equipada com iPads.  Foi utilizado, ainda na formação, o Software Geogebra, foi proposto aos professores uma cadeia de tarefas proporcionando familiaridade com o software, vivenciando as suas potencialidades, suscitando o interesse em usá-lo no ensino e na aprendizagem dos conceitos matemáticos. Os resultados apontaram uma mudança e uma transformação na postura do professor em relação a sua práxis em sala de aula. Consideramos que a participação dos professores foi bastante positiva, pois após a formação, os professores realizaram aulas com o uso do Software Geogebra, e sentiram-se motivados a pesquisar e a aprender mais sobre os recursos tecnológicos que podem ser usados em sala de aula, tornando a aprendizagem mais significativa para o aluno. Percebemos que surgiu um sujeito mais colaborativo, interativo e mediador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CURRÍCULO CRÍTICO E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA FEDATHI, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GEOGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_16_06_2014_20_00_35_idinscrito_2134_1e4829c854df3b16d64e0d8d5d337d90.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA RODRIGUES ALVES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA ALVES"
    "autor_email" => "anapaularasantos@gmail.co"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6260
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 558
    "inscrito_id" => 2134
    "titulo" => "ANÁLISE DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À LUZ DA SEQUÊNCIA FEDATHI: O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "O presente artigo relata a experiência de uma formação de professores com o uso do software Geogebra, para o ensino da Matemática à luz da metodologia de ensino Sequência Fedathi. A partir dessa formação, objetivamos acompanhar o desenvolvimento tecnológico dos alunos e como os professores enfrentam esse desafio, proporcionando-lhes planejar aulas mais dinâmicas e interativas. A formação com carga horária de quatro horas, aconteceu numa instituição privada de educação básica, durante a semana pedagógica. Participaram professores tanto do Ensino Fundamental, quanto do ensino Médio, totalizando vinte e cinco docentes numa sala de multimídia, equipada com iPads.  Foi utilizado, ainda na formação, o Software Geogebra, foi proposto aos professores uma cadeia de tarefas proporcionando familiaridade com o software, vivenciando as suas potencialidades, suscitando o interesse em usá-lo no ensino e na aprendizagem dos conceitos matemáticos. Os resultados apontaram uma mudança e uma transformação na postura do professor em relação a sua práxis em sala de aula. Consideramos que a participação dos professores foi bastante positiva, pois após a formação, os professores realizaram aulas com o uso do Software Geogebra, e sentiram-se motivados a pesquisar e a aprender mais sobre os recursos tecnológicos que podem ser usados em sala de aula, tornando a aprendizagem mais significativa para o aluno. Percebemos que surgiu um sujeito mais colaborativo, interativo e mediador."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CURRÍCULO CRÍTICO E EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NA ESCOLA"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA FEDATHI, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GEOGEBRA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_16_06_2014_20_00_35_idinscrito_2134_1e4829c854df3b16d64e0d8d5d337d90.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA RODRIGUES ALVES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA PAULA ALVES"
    "autor_email" => "anapaularasantos@gmail.co"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O presente artigo relata a experiência de uma formação de professores com o uso do software Geogebra, para o ensino da Matemática à luz da metodologia de ensino Sequência Fedathi. A partir dessa formação, objetivamos acompanhar o desenvolvimento tecnológico dos alunos e como os professores enfrentam esse desafio, proporcionando-lhes planejar aulas mais dinâmicas e interativas. A formação com carga horária de quatro horas, aconteceu numa instituição privada de educação básica, durante a semana pedagógica. Participaram professores tanto do Ensino Fundamental, quanto do ensino Médio, totalizando vinte e cinco docentes numa sala de multimídia, equipada com iPads. Foi utilizado, ainda na formação, o Software Geogebra, foi proposto aos professores uma cadeia de tarefas proporcionando familiaridade com o software, vivenciando as suas potencialidades, suscitando o interesse em usá-lo no ensino e na aprendizagem dos conceitos matemáticos. Os resultados apontaram uma mudança e uma transformação na postura do professor em relação a sua práxis em sala de aula. Consideramos que a participação dos professores foi bastante positiva, pois após a formação, os professores realizaram aulas com o uso do Software Geogebra, e sentiram-se motivados a pesquisar e a aprender mais sobre os recursos tecnológicos que podem ser usados em sala de aula, tornando a aprendizagem mais significativa para o aluno. Percebemos que surgiu um sujeito mais colaborativo, interativo e mediador.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.