O trabalho visa a analisar o processo de construção dos saberes docentes dos graduandos em Pedagogia, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O texto resulta de um trabalho monográfico, de abordagem qualitativa, em que se considerou a apreciação, via entrevistas, realizadas com os graduandos bolsistas e as observações durante as atividades no Programa. A investigação valeu-se dos estudos de Gauthier (et al, 2006), Tardif (2008), Pimenta (2007), Nunes (2004), dentre outros; para clarificar o percurso da pesquisa e entender que é preciso aliar os conhecimentos da formação com as experiências educativas para a construção/articulação dos saberes docentes, os quais são os fundamentos da identidade profissional. Desse modo, o texto mostra que os sujeitos pesquisados evidenciam que a sua formação foi acrescida pela construção dos saberes docentes favorecida pelo PIBID, visto que, este introduz o graduando em pedagogia no contexto escolar, dando condições para que aconteça, de forma contínua, a relação e a comunicação entre universidade/escola.