Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PEDAGOGIA SOCIAL: A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTE NÃO-ESCOLAR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA, PEDAGOGO SOCIAL Comunicação Oral (CO) PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS NA EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO-FORMAL DO BRASIL
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Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O presente trabalho intitulado: “Pedagogia Social: A atuação do Pedagogo em ambiente não-escolar” foi construído pela necessidade das autoras de conhecer e abordar sobre as práticas e atitudes realizadas por esse profissional no espaço social (as ONGs). Constitui-se em uma pesquisa qualitativa efetuada em uma instituição não governamental da cidade de Teresina. O instrumento de coleta de dados foi realizado através de Entrevista Semiestruturada. A pesquisa foi fundamentada nos estudos de Gracianni (1997), Machado (1998), Montevechi (2005), Von Sison (2001) autores que versam sobre aspectos da educação, do pedagogo e da pedagogia social. Os dados obtidos apontam certa desvalorização do trabalho executado pelo pedagogo social, e que a educação disponibilizada nesse espaço requer desse profissional esforços redobrados, pois este é responsável por oferecer uma formação integral que complemente o ensino dentro da escola, buscando integrar o aluno ao mercado de trabalho e na sociedade em si.

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