O JOVEM PROTAGONISTA E SEU PROJETO DE VIDA SÃO A CENTRALIDADE DO MODELO DE ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS DO ESTADO DA PARAÍBA. NESSA PERSPECTIVA, OS JOVENS FORMADOS NESSAS INSTITUIÇÕES RECEBEM FORMAÇÃO ACADÊMICA DE EXCELÊNCIA E PARA A VIDA, SENDO PREPARADOS PARA VIVER AS COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI PREVISTAS POR DELORS. DESENVOLVEMOS A PESQUISA EM TELA COM O OBJETIVO DE RELATAR UMA AÇÃO PROTAGONISTA DE ALUNOS DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA CRISTIANO CARTAXO LOCALIZADA EM CAJAZEIRAS - PB. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DESCRITIVA NA QUAL UTILIZAMOS O MÉTODO ESTUDO DE CASO PARA DIVULGAR E ESTIMULAR AÇÕES PROTAGONISTAS NA INSTITUIÇÃO E EM OUTRAS ESCOLAS. PARA A CONSTRUÇÃO DO RELATO, UTILIZAMOS AS DIRETRIZES DISPONIBILIZADAS PELA COMISSÃO EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL (2019) E OS ESTUDOS DE COSTA (2001A; 2001B, 2002; 2003), ALÉM DE ASSOCIAR A OUTROS TEÓRICOS. O RELATO INICIA-SE COM A DESCRIÇÃO DO ESTUDO DE CASO APRESENTADO AOS LÍDERES E VICE-LÍDERES DE TURMA DA REFERIDA ESCOLA, EM QUE APÓS REPLICAÇÃO EM SALA DE AULA SERVIU DE INCENTIVO PARA A REALIZAÇÃO DE AÇÕES PROTAGONIZADAS POR ESTES E OUTROS ALUNOS. TRATA-SE DO PLANEJAMENTO E DA REALIZAÇÃO, POR DOIS ALUNOS, DE UMA RODA DE CONVERSA COM A TEMÁTICA: “FAÇA O QUE É CERTO PORQUE É CERTO” BUSCANDO INCENTIVAR A COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR ORGANIZADO E LIMPO. ESSES ESTUDANTES QUE CONDUZIRAM A RODA DE CONVERSA RESPONDERAM A UM QUESTIONÁRIO DEMONSTRANDO, EM SUAS FALAS, QUE SÃO PROTAGONISTAS E QUE ATUAM DE ACORDO COM OS VALORES TRABALHADOS NAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS DA PARAÍBA.