BUSCA POR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE POSSAM FACILITAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS, VEM GANHANDO DESTAQUE NESSA ÁREA DO CONHECIMENTO. CONTUDO, RESSALTAMOS QUE, ALÉM DA UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, É PERTINENTE REFLETIRMOS SE A NOSSA PRÁTICA DOCENTE TEM POSSIBILITADO A APRENDIZAGEM. NESTE CONTEXTO, A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM POSSUI CARACTERÍSTICAS QUE NOS DÃO CONDIÇÕES DE DIAGNOSTICAR NÃO APENAS SE OS ESTUDANTES ESTÃO APRENDENDO, MAS DE CONHECER QUAIS SÃO AS VARIANTES E CONDICIONANTES QUE PODEM ESTAR INTERFERINDO NA APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO BUSCOU RESPONDER AO SEGUINTE PROBLEMA DE PESQUISA: OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONHECEM A DIFERENÇA ENTRE AVALIAR E EXAMINAR A APRENDIZAGEM? PORTANTO, O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES QUE OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS POSSUEM SOBRE AVALIAÇÃO E OS EXAMES ESCOLARES. PARA ISSO, FOI REALIZADO UMA PESQUISA QUALITATIVA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR DEZ QUESTÕES ATRAVÉS DA PLATAFORMA ONLINE GOOGLE FORMS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE, MESMO CONHECENDO ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE O ATO DE EXAMINAR E AVALIAR A APRENDIZAGEM, ALGUMAS DISTORÇÕES SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA FORAM PERCEBIDAS.