O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETO DE ESTUDO A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS, EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO ESTADO DO CEARÁ, ACERCA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL, ESTE É DEFINIDO COMO UM AMBIENTE DE TRANSIÇÃO ENTRE TERRA E MAR, NA QUAL SOFRE REGIME DE MARÉS. TENDO EM VISTAS QUE AMBAS AS ESCOLAS ADOTAM O ENSINO TRADICIONAL NA QUAL O PROFESSOR É O TRANSMISSOR DO CONHECIMENTO E O ALUNO É O SER PASSIVO, ESSE ESTUDO OFERTOU UMA PROPOSTA DIFERENTE DAS QUE OS ALUNOS ESTÃO FAMILIARIZADOS NO SEU COTIDIANO ESCOLAR, NA QUAL FOI ELABORADO E APLICADO UMA OFICINA EM TURMAS DE 7º, 8º E 9º ANO, COM A TEMÁTICA CONHECENDO O MANGUEZAL, FAZENDO O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS E ELEMENTOS NATURAIS. QUESTIONÁRIO INICIAL E FINAL FORAM APLICADOS, UM COM O INTUITO DE INVESTIGAR O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS ACERCA DO TEMA E O OUTRO COM OBJETIVO DE AVALIAR O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DA DIDÁTICA APLICADA. A PARTIR DA OBTENÇÃO DOS DADOS, OBSERVOU-SE QUE O NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ALUNOS SOBRE O TEMA PROPOSTO É BÁSICO, APESAR DO ECOSSISTEMA TRABALHADO ESTAR PRESENTE EM AMBOS OS MUNICÍPIOS, ESSE É POUCO ABORDADO. CONTUDO, CONCLUI-SE QUE OS DOCENTES DEVEM-SE ATENTAR PARA INCREMENTAR NAS AULAS DE CIÊNCIAS A IMPORTÂNCIA DE TEMÁTICAS QUE ACHAM-SE PRESENTES NO AMBIENTE QUE O INDIVÍDUO ESTÁ INSERIDO, PODENDO ASSIM ACONTECER UMA MELHOR VALORIZAÇÃO E RESPEITO PELO MESMO.