FALANDO EM LETRAMENTO PERCEBEMOS QUE AINDA É UM TERMO MUITO RECENTE NO CONTEXTO BRASILEIRO, MUITAS VEZES MAL COMPREENDIDO PELO CORPO DOCENTE DAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ONDE É RESPONSÁVEL POR MEDIAR E AUXILIAR O DISCENTE DURANTE TODO O CAMINHO EM SUA APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA. ENTENDEMOS QUE PARA PENSARMOS E ORGANIZARMOS UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO SERÁ NECESSÁRIO COMPREENDER SEU CONCEITO. PENSANDO NISSO, NADA MELHOR QUE APROFUNDAR E ESCLARECER SOBRE A TEMÁTICA. ESSE ENSAIO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO FAZER UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DE TEORIAS DOS SEGUINTES AUTORES, FERREIRO, TFOUNI, KLEIMAN E SOARES. A PARTIR DISSO PENSAR SOBRE VÁRIOS ASPECTOS LIGADOS AO TEMA LETRAMENTO, APROFUNDANDO NA ORIGEM DO TERMO E TODAS AS RELAÇÕES ENTRE ESCOLARIZAÇÃO E LETRAMENTO. ENTÃO IREMOS PROPOR UM CONCEITO ÚNICO DE LETRAMENTO RELACIONADO AO PENSAMENTO DOS DIFERENTES AUTORES QUE IREI APRESENTAR AO LONGO DO TEXTO.