O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE APRESENTAR COMO OCORRE O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E DA FORMAÇÃO
DE ROTINAS DAS CRIANÇAS NA CRECHE ESCOLAR, BEM COMO AS DIFICULDADES DESTE MOMENTO. O CAMINHO
METODOLÓGICO TRAÇADO NESSE TRABALHO FOI DE CUNHO QUALITATIVO, DO QUAL O PESQUISADOR SE FAZ PARTICIPANTE
NO CAMPO DE PESQUISA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DURANTE A FASE DE ACOLHIDA DOS ALUNOS DA CRECHE
MUNICIPAL MONSENHOR AMÉRICO VESPÚCIO SIMONETTI EM QUE TROUXE MOMENTOS DE INTERAÇÃO E
APRENDIZADO PARA O ESTUDO, PERMITINDO QUE A PESQUISADORA ESTIVESSE DIRETAMENTE LIGADA COM OS SUJEITOS
DA PESQUISA E SUAS PARTICULARIDADES, ALÉM DA CHEGADA DAS CRIANÇAS E O CONVÍVIO ENTRE PROFESSORES E
ALUNOS. ALÉM DA OBSERVAÇÃO, APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO COM A PROFESSORA E A COORDENADORA, COM O
OBJETIVO DE COMPREENDER SOBRE A ADAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS. DIALOGAMOS COM AUTORES COMO CRAIDY &
KAERCHER (2001), SARTORI (2016), NUNES, PIRES & MORENO (2015), DENTRE OUTROS QUE AJUDARAM A
COMPREENDER E ANALISAR OS DADOS. COMPREENDEMOS OS PONTOS RELEVANTES SOBRE A FASE DE CONSTRUÇÃO DE
ROTINAS DENTRO DA SALA DE AULA, COMO A IMPORTÂNCIA DE O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO SER BEM PLANEJADO E
DESENVOLVIDO PELA ESCOLA, SENDO ESTE INDISPENSÁVEL NA EDUCAÇÃO E NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
COMO ALUNO E SUJEITO SOCIAL. AS CRIANÇAS DEVEM SER ENTENDIDAS COMO PARTE DE MAIOR IMPORTÂNCIA DENTRO
DA FASE DE ADAPTAÇÃO, OBSERVADAS COM UM OLHAR SENSÍVEL E COMPREENDIDAS PELOS DOCENTES NO COTIDIANO
DAS SALAS E PELA FAMÍLIA DENTRO DO LAR.