O PRESENTE ARTIGO REPRESENTA UMA PESQUISA EM ANDAMENTO DA MINHA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, COM A SEGUINTE QUESTÃO: COMO VIABILIZAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE OS PARES E O RESGATE DA AUTOESTIMA DIANTE DO FENÔMENO BULLYING A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS?
A PESQUISA TEVE COMO SUJEITOS OS ALUNOS DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO PADRE OSMAR NOVAES EM PARATIBE, NO MUNICÍPIO DO PAULISTA. EM VISTO DISSO, AS ATIVIDADES APRESENTARAM O OBJETIVO GERAL DE PROMOVER MECANISMOS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO AO BULLYING ESCOLAR, COMO TAMBÉM OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS EM TBL (TEAM BASED LEARNING) PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO; DESENVOLVER A CRIATIVIDADE DE IDEIAS COM A TÉCNICA DE BRAINSTORMING; PRODUZIR UM DOCUMENTÁRIO COMO FORMA NARRATIVA DO RECORTE TEMÁTICO E FOMENTAR A DISCUSSÃO E RESOLUÇÃO DO PROBLEMA NAS ATIVIDADES EM GRUPOS PARA RESGATAR A AUTOESTIMA DOS ESTUDANTES A PARTIR DE AÇÕES PROTAGONISTAS E COLABORATIVAS. OS RESULTADOS E DISCUSSÕES FORAM MATERIALIZADOS PELAS PRÁTICAS DOS TEMAS DESENVOLVIDOS PELOS ESTUDANTES, COMO: RECICLAGEM COMO SUSTENTABILIDADE, INTERVENÇÃO NA CONVIVÊNCIA ESCOLAR SOBRE BULLYING: CONSEQUÊNCIAS E PREVENÇÃO COM MÚSICA E PARÓDIA, ALÉM DE JOGOS DE APRENDIZAGEM ANTI-BULLYING E O OUTRO DE REFLEXÃO PARA A RECICLAGEM COMO ATO DE RESPONSABILIDADE PROPORCIONARAM A TROCA DE CONHECIMENTO CONTRIBUINDO PARA O EXERCÍCIO DAS HABILIDADES ENTRE OS PARES, NAS SUAS POTENCIALIDADES COLABORATIVAS E INTERACIONAIS. PORTANTO, AS PRÁTICAS COM METODOLOGIAS ATIVAS POSSIBILITARAM A DISCUSSÃO DE IDEIAS RESIGNIFICANDO O CURRÍCULO PARA FORMAR SUJEITOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS E DESENVOLVER A AUTONOMIA DOS ESTUDANTES NOS TRABALHOS EM GRUPOS GERANDO ORGANIZAÇÃO E O MÚTUO COMPROMETIMENTO.