RESUMO: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, que objetivou apreender e discutir as representações sociais de estudantes de licenciatura sobre a avaliação escolar. A abordagem utilizada no estudo é o enfoque qualitativo (Ludke, 1986). A técnica utilizada para a coleta de dados foi a aplicação de questionários com questões abertas e fechadas. O referencial teórico utilizado está ancorado nos estudos da teoria das Representações Sociais - Moscovici (2009) e Jodelet (2005). Para abrir discussões sobre as perspectivas da avaliação escolar, nos apoiamos nos estudos de Libâneo (2013), Luckesi (2011), Hoffman (2001) e Zabala (1998). Os resultados da pesquisa apontam que os sujeitos entrevistados parecem representar a avaliação da aprendizagem dentro de um paradigma emergente, considerando as individualidades e propondo uma superação das perspectivas avaliativas tradicionais e excludentes. Conclui-se que pesquisas com o aporte teórico das Representações Sociais podem desvelar os aspectos subjetivos e implícitos ao processo educativo.Palavras- chaves: Educação. Avaliação escolar. Representações Sociais