De acordo com a resolução 41/1995, que “Aprova em sua íntegra o texto oriundo da Sociedade Brasileira de Pediatria, relativo aos Direitos da Criança e do Adolescente hospitalizados”, que resguarda a criança e o adolescente o direito de terem acompanhamento do currículo escolar, no período de internação”, objetivamos relatar neste trabalho nossa experiência no projeto de Extensão Práticas Educativas em brinquedotecas hospitalares: A pedagogia no hospital, ofertado pela Unidade Acadêmica de Educação da UFCG. Autores como Cecim (1999), Gomes, et.al. (2002), Gonzalez (2007), Oliveira (1993), Paula (2004), basearam nossas pesquisas bibliográficas. Nossa intervenção foi realizada no Hospital Acides Carneiro-HU no município de Campina Grande-PB, com crianças e adolescentes em estado oncológico e ambulatorial, abordamos a temática vida e obra do poeta Vinicius de Morais, levando em consideração as limitações da criança hospitalizada e o espaço físico, realizamos atividades lúdicas para o desenvolvimento de habilidades motores e intelectuais.