RESUMO: Partindo da premissa de que a Educação Infantil é um espaço estratégico para o desenvolvimento do gosto pela leitura e dos valores ético/morais fundamentais da criança, o presente artigo analisa e discute a importância do trabalho com leitura desde as séries iniciais como forma de incentivar o gosto pela leitura e a construção de valores. Nesse sentido, nos propusemos analisar os dados experienciais do Estágio Supervisionado I, ofertado no 5º período do curso de Pedagogia, na disciplina teórica Estágio Supervisionado I, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, realizado na Creche Municipal Branca de Neve, localizada no bairro Riacho do Meio, no município de Pau dos Ferros, RN, onde idealizamos e construímos um projeto de intervenção focado na leitura como um instrumento na formação de valores. Para a aplicação prática do projeto de leitura e construção teórica do artigo, buscamos referência em autores como Cagliari (2008), Freire (2001), Villardi (1999), Ferreiro (2008), Pimenta (2008) e Zilberman (2003). A metodologia utilizada compreendeu a revisão teórico-bibliográfica de textos, a síntese da realização de entrevistas, observações, diário de campo e pesquisa de campo. Embora não seja o objetivo central da Educação Infantil, o trabalho com leitura e literatura, se bem utilizado em sala de aula, pode servir de estímulo para que a criança venha a desenvolver um afeto com relação à leitura. Também dependendo da forma como é trabalhada em sala de aula, a leitura pode ser usada como um instrumento na construção dos valores ético/estético/morais da criança, fato este que pudemos verificar durante a experiência prática de aplicação do projeto de leitura no referido campo de estágio.