O presente trabalho insere no analisa as produções de recontos orais no Ensino Fundamental I sob a perspectiva da AD francesa.Para tanto, o trabalho tomou como embasamento teórico os estudos de pesquisadores como Authier Revuz (1990, 1998, 2004a, 2004b), Mussalin (2001) dentre outros, na finalidade de compor o referencial teórico desse trabalho. Na fundamentação teórica abordaremos alguns conceitos básicos e fundamentais acerca dos estudos da Análise do Discurso (AD), expondo como objeto de estudo o “Discurso pedagógico” no contexto social e cultural de usuários da língua, assim como as acepções concernentes ao objeto de estudo da Análise do Discurso (AD) enfatizadas por Mussalin (2001).Após essas explicitações teóricas, o trabalho se encaminhará para análise de reconto oral constituído como corpus do presente trabalho, a fim de subsidiar nossas discussões, adotamos como base algumas categorias que enlaçam o discurso pedagógico, 1º quando o aluno traz o discurso de um terceiro (professor, escritor, ou outro colega de classe), 2º o aluno como porta-voz do discurso de um terceiro (professor, dentre outros), e por último o aluno como tradutor do discurso do outro, a fim de atender aos objetivos deste trabalho, no que diz respeito à prática do professor de Língua Materna (LM).