NO QUE SE REFERE A ESCOLA, MUITAS SÃO AS QUESTÕES A SEREM ANALISADAS COM O OBJETIVO DE MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM TODOS OS ASPECTOS. NESSE SENTIDO, QUESTÃO DA VULNERABILIDADE SOCIAL, É UMA TEMÁTICA AINDA HOJE POUCO DISCUTIDA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, MESMO QUE A PROBLEMÁTICA SEJA EXTREMAMENTE RECORRENTE E PERCEBIDA NO COTIDIANO ESCOLAR. PARA TANTO, A PRATICA DOCENTE DEVE SER VOLTADA PARA ATENDER AS DEMANDAS DOS ALUNOS, INCLUSIVE NO QUE TANGE A VULNERABILIDADE SOCIAL, SENDO ESSE TAMBÉM UM GRANDE DESAFIO A EQUIPE GESTORA, POIS POSSUI AINDA MUITO A SE ENTENDER. PRINCIPALMENTE, QUE DE FATO VEM SER A VULNERABILIDADE SOCIAL E QUAIS SÃO SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO DOS SERES HUMANOS, HAJA VISTA MUITAS VEZES É UMA REALIDADE VIVIDA POR MUITAS COMUNIDADES DISCENTES. DADO O EXPOSTO, O PRESENTE ARTIGO É FRUTO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DA TEMÁTICA, TRATA-SE DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO COM ABORDAGEM QUALITATIVA COM PESQUISA DE CAMPO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS/MA. BUSCANDO O APROFUNDAMENTO DE UMA REALIDADE ESPECÍFICA, SENDO BASICAMENTE REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DIRETA DAS ATIVIDADES DO GRUPO ESTUDADO E DE ENTREVISTAS COM DOCENTES. AO FINAL DA PESQUISA ESPERA-SE SER CAPAZ DE ANALISAR SE A VULNERABILIDADE SOCIAL TEM TIDO INFLUÊNCIAS NA APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ESCOLAR.