CONSIDERADO COMO ALTERNATIVA DE ENSINO, OS JOGOS MATEMÁTICOS SÃO ESTRATÉGIAS QUE PODEM MELHORAR SIGNIFICATIVAMENTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. TRABALHAR COM JOGOS MANIPULATIVOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA CONTRIBUI PARA A CRIAÇÃO DE CONTEXTOS SIGNIFICATIVOS DE APRENDIZAGEM, POSSIBILITANDO O AVANÇO DO ALUNO NA DISCIPLINA. DESTA FORMA, ESTE TRABALHO TRAZ UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA OS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. FOI VERIFICADA, ATRAVÉS DE ENTREVISTAS COM OS DOCENTES DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, A INSUFICIÊNCIA DO APRENDIZADO RELACIONADO AS OPERAÇÕES BÁSICAS NECESSÁRIAS PARA A ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA SÉRIE. O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE PROJETO SERÁ VERIFICAR A EFICIÊNCIA DOS JOGOS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DAS OPERAÇÕES DE MATEMÁTICA BÁSICA. O MESMO SERÁ CONSTRUÍDO E APLICADO COM OS ALUNOS DO 9º ANO NA ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR NEWTON BELLO NA CIDADE DE SÃO JOÃO DOS PATOS- MA. NESTE TRABALHO SERÃO OBSERVADOS ASPECTOS IMPORTANTES DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, LEVANDO O DISCENTE A DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO E AO PROFESSOR A OPORTUNIDADE DE CRIAR UM AMBIENTE EM SALA DE AULA QUE POSSIBILITE COMUNICAÇÃO.